Chutney de bacon, cebola e cerveja

04 agosto 2023 Comer e Beber

Para comemorar o dia da cerveja, vamos te ensinar não só uma receita de chutney de bacon, cebola e cerveja, como também te contar um pouco sobre os principais estilos, além de dicas de harmonização.

Com toda a certeza, você vai acabar esse artigo entendendo muito mais sobre cerveja e com uma receita incrível para testar o quanto antes!

Chutney de bacon, cebola e cerveja - foto: naminhapanela.com
Nesse conteúdo, além de conhecer um pouco mais sobre cerveja, você vai aprender uma receita de chutney incrível. Nossa mesa ficou ainda mais perfeita com a combinação da Petisqueira Saturno Odisseia Caramelo com a Tábua em madeira para corte de pão

Qual a diferença de cervejas Lager e Ale?

Antes de mais nada é importante saber que essas são as 2 categorias mais conhecidas de cerveja. E a maioria dos estilos mais consumidos no Brasil, se encaixam em uma dessas categorias.

O que diferencia uma cerveja lager de uma ale é, principalmente, a temperatura de fermentação, assim como o tipo de levedura.

Os tipos de lager mais comuns são:

  • Pilsner – geralmente é nesse estilo que se encaixa as cervejas mais vendidas do mercado. São cervejas leves, podendo ter leve amargor e geralmente, com baixo teor alcóolico;
  • Bock – mais consumida nos meses mais frios do ano, é uma cerveja feita com base de maltes mais escuros e caramelizados, trazendo um sabor rico e maltado;
  • Viena lager – o estilo tem caído no gosto dos brasileiros, por ser uma cerveja leve, porém com mais presença de sabor do que uma cerveja pilsner, por exemplo. Tem um sabor maltado marcante, combinado com um toque lupulado.

Entre as ales, podemos citar os estilos:

  • IPA – com o boom de cervejas artesanais, esse estilo, certamente, caiu no gosto dos bebedores de cerveja. Devido a ao uso de lúpulo em grande quantidade, possui o sabor com toques mais cítricos, herbais e até mesmo, florais;
  • Stout – esse tipo de cerveja, de coloração preta ou marrom escura, tem sabor mais rico e encorpado devido a torra do malte. Por isso, pode apresentar notas de chocolate e café;
  • Weiss – o estilo tipicamente alemão, é uma cerveja clara e refrescante que, por causa do tipo de fermentação com malte e trigo, tem mais corpo e toques de banana e cravo no sabor.
Chutney de bacon, cebola e cerveja - foto: naminhapanela.com
Para degustar a cerveja perfeitamente, é essencial servir na taça correta para cada estilo. Confira aqui todas as opções de copos para ter no seu bar!

Algumas sugestões de harmonização para você testar!

Se você está descobrindo o mundo da cerveja, é provável que já tenha percebido que um determinado estilo de cerveja nem sempre combina com todos os pratos. Isso porque, é essencial, que você crie uma harmonização para potencializar o sabor da sua bebida.

Abaixo, algumas dicas de harmonizações com os estilos mencionados acima, assim como algumas sugestões de receitas para você testar:

  • Pilsner – harmonize com receitas leves, como saladas e frutos do mar por exemplo. Esse risoto de camarão com limão, pode ser a escolha perfeita.
  • Bock – por seu sabor mais forte, combina perfeitamente com uma receita de carne, como essa fraldinha amanteigada;
  • Viena Lager – o ideal é combinar esse tipo de cerveja com sabores mais leves, como uma massa mais simples, como esse nhoque de batata baroa por exemplo;
  • IPA – com toda a certeza já é um clássico combinar uma IPA com um hambúrguer suculento, como esse aqui que já ensinamos por aqui;
  • Stout – sem dúvida uma estilo incrível para combinar com sobremesas. As com chocolate e coco ficam ótimas combinadas com esse estilo de cerveja. Você vai amar a combinação com esse doce de coco;
  • Weiss – certamente a combinação dessa cerveja tipicamente alemã com um croquete de carne, é um clássico da culinária germânica que vale a pena testar.

Receita com cerveja

Agora que você já entende um pouco mais sobre o universo cervejeiro, podemos passar para um outro nível: vamos cozinhar com cerveja.

Sem dúvida, esse ingrediente ajuda a trazer ainda mais sabor para as receitas. Aqui vamos te mostrar como fazer um chutney, um molho geralmente agridoce que combina o sabor da cebola e bacon com o adocicado do açúcar e as características da cerveja.

Qual cerveja usar para fazer uma receita?

A resposta para essa receita é: depende!

Por exemplo, aqui, como temos o sabor forte do bacon optamos por uma cerveja de sabor bastante maltado, assim como de cor escura e por isso, escolhemos a stout. Mas, da mesma forma, você poderia ser uma porter ou uma bock.

Além disso, é possível, usar cervejas claras para fazer a massa do fish and chips. A IPA, por ter sabor mais cítrico e frutado pode ser uma ótima pedida para marinar carnes, principalmente as brancas.

Confira a receita do chutney de bacon, cebola e cerveja

Antes de mais nada é importante dizer que essa receita é muito fácil de fazer, porém, você vai precisar de alguns bons minutos para prepará-la. Isso porque, você vai precisar fritar bem o bacon, em fogo baixo, caramelizar a cebola, assim como deixar o molho reduzir. Mas eu te garanto que vale a pena cada minuto investido.

Chutney de bacon, cebola e cerveja - foto: naminhapanela.com
Delicioso e com sabor marcante, esse chutney de cebola, bacon e cerveja fica uma delícia com um queijo mais macio e suave.

Ingredientes

  • 250 g de bacon em fatias finas;
  • 3 cebolas grandes;
  • 1/2 colher de chá de páprica defumada;
  • 1 colher de chá de molho inglês;
  • 3/4 xícara de açúcar mascavo;
  • 3 colheres de sopa de vinagre balsâmico;
  • 300 ml de cerveja maltada e escura – stout, porter ou bock;
  • 1/2 colher de chá de sal.

Modo de preparo

  1. Em uma frigideira grande, leve seu bacon cortado em pedaços pequenos para fritar em fogo baixo até ficarem bem dourados e crocantes;
  2. Então, retire os bacons da panela e reserve. Além disso, descarte o excesso de gordura, deixando cerca de 1 colher de sopa;
  3. Adicione então a cebola cortada em rodelas finas e depois, divido em 4, e mexendo de vez em quando deixe a cebola ficar bem dourada e macia. Se for necessário, adicione um pouco de água durante esse processo;
  4. Então, adicione os demais ingredientes (com exceção do bacon) e em fogo baixo e mexendo de vez em quando, deixe reduzir bastante até que o forme um creme bem espesso;
  5. Por fim, adicione o bacon crocante, misture bem e retire do fogo;
  6. Deixe esfriar bem para que todos os sabores fique mais harmonizados;
  7. Armazene na geladeira em um pote hermeticamente fechado para maior durabilidade.

Dicas de acompanhamento para o chutney

Principalmente pelo sabor agridoce e a presença do sabor da cerveja, esse chutney fica com o sabor bem marcante. Dessa maneira, você pode fazer como nós, e combinar com um pão e um queijo macio de sabor mais delicado.

Da mesma maneira, fica perfeito como “molho” de hambúrguer, assim como pode acompanhar carnes vermelhas super bem.

Compartilhe

Cami
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Não é uma chef, mas sim uma apaixonada por culinária e compartilha tudo no blog Naminhapanela. O blog surgiu em 2010 e tem a missão de fazer receitas possíveis, com ingredientes simples (e amor) para quem não tem tanto tempo para se dedicar a cozinha!

Comentários

2 respostas para “Chutney de bacon, cebola e cerveja”

  1. Janete disse:

    Não vi onde entra a cerveja,❓❓❓

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *