Como fazer croquete de carne

15 novembro 2022 Comer e Beber

Receita deliciosa de croquete

Depois de aprender como fazer croquete de carne, é provável que você queira fazer essa receita todo final de semana. Delicioso, cremoso e, com as nossas dicas, vai ser super fácil de fazer.

Tenho certeza que você vai adorar!

Como fazer croquete de carne - foto: naminhapanela.com
A petisqueira de madeira e mármore foi a escolha perfeita para servir nossos croquetes. Para complementar, usamos a Tigela White e os pratos Unni Red.

Croquete de carne cremoso

Antes de mais nada você precisa saber que a massa desse croquete é basicamente carne. Com isso, você terá um salgado super cremoso e muito gostoso, com sabor presente da carne e seus temperos. Com essa receita você terá aquele croquete que desmancha na boca.

Por esse motivo, é uma receita que requer você seguir o passo a passo como a gente vai mostrar aqui, já que assim não terá como você errar.

Qual carne utilizar para fazer seu croquete

Como falei anteriormente, a base dessa receita é a carne. Por esse motivo escolher o corte certo, assim como fazer um preparo saboroso, vai fazer toda a diferença no resultado do seu croquete.

Dessa maneira, minha sugestão é escolher cortes que possuam mais sabor, o que geralmente conseguimos em cortes com um pouco mais de gordura. Porém, é essencial que você limpe sua carne, porque a gordura em excesso, nessa receita, não trará um resultado tão bom.

Nós escolhemos fazer com o patinho, mas você pode optar pelo acém, alcatra e até mesmo o lagarto. Para mais dicas sobre cortes de carne, confira esse artigo.

Carregando produtos da loja...
Como fazer croquete de carne - foto: naminhapanela.com
Sirva seus croquetes com uma boa mostarda. A combinação fica perfeita.

Baixe o e-book GRATUITO!

Quer mais receitas deliciosas como essa para curtir os jogos da copa com comidinhas gostosas? Clique aqui e baixe o e-book gratuito que preparamos para você!

Receita de croquete de carne

Ingredientes

Para a carne

  • 700g de patinho em cubos;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 1 cebola grande;
  • ½ xícara de vinho tinto seco;
  • 500ml de caldo de carne;
  • 2 colheres de chá de sal.

Para massa

  • Purê da carne processada;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 6 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 1 xícara de leite;
  • 1 colher de chá de molho inglês;
  • sal a gosto.

Para empanar

  • 2 ovos;
  • Farinha panko ou de rosca.
Como fazer croquete de carne - foto: naminhapanela.com
Olha essa textura! Super cremoso e delicioso demais.

Modo de preparo

  1. Em uma panela de pressão, grelhe a carne com o azeite, até que fique bem dourada;
  2. Em seguida, adicione a cebola e deixe ficar bem macia;
  3. Por fim, adicione o caldo de carne, o vinho e o sal, e deixe cozinhar na pressão por aproximadamente 40 min ou até que a carne esteja macia e desmanchando;
  4. Em seguida, processe a carne cozida até que vire um purê. Adicione o caldo que ficou na panela aos poucos, já que o purê precisa ficar bem grosso;
  5. Então, em uma panela grande, derreta a manteiga, adicione o purê de carne e o molho inglês e, em seguida, adicione a farinha de trigo dissolvida no leite. Acerte o sal se necessário;
  6. Misture bem até formar uma massa grossa. Então, espalhe em uma travessa e leve à geladeira por pelo menos 3h para que a massa fique bem firme para facilitar na hora de moldar;
  7. Por fim, molde os croquetes no tamanho que desejar, passe pelos ovos batidos e em seguida pela farinha;
  8. Frite em óleo bem quente até ficar dourado.

Como fazer o croquete perfeito

Como falei anteriormente, essa receita é fácil, porém precisa de um pouco mais de tempo para ser feita, já que será preparada em 3 etapas: preparação da carne, preparação da massa e, por fim, tempo de descanso para o preparo dos bolinhos.

Como fazer croquete de carne - foto: naminhapanela.com
O empanado com a farinha panko deixa seu croquete super crocante.

E para te ajudar, listamos algumas informações importantes na hora de preparar o seu croquete:

  • O tempero da carne é importantíssimo. Afinal, como falei, esse croquete é feito basicamente de carne. Dessa maneira, o sabor que você trouxer na hora do preparo da mesma vai deixar o seu salgado ainda mais gostoso. Por esse motivo trouxemos o vinho e o caldo de carne, que fizeram TODA a diferença no resultado final;
  • Preciso mesmo processar a carne? Não necessariamente. Você pode só desfiar bem para um resultado mais rústico. Mas eu confesso que o patê traz uma textura interessante e ainda facilita na hora de fazer os bolinhos;
  • Massa na geladeira é o grande truque. Como você vai perceber, a sua massa não ficará muito firme. E é por isso, que o seu croquete ficará tão cremoso depois de pronto. Mas, para não ter problemas na hora de dar forma, é essencial deixar sua massa descansar na geladeira por algumas horas;
  • Posso assar em vez de fritar? Nós até testamos, mas mesmo ficando bom, o croquete perde um pouco a forma e não fica tão gostoso como a versão frita.
Carregando produtos da loja...

Mais receitas de petiscos

Compartilhe

Cami
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Não é uma chef, mas sim uma apaixonada por culinária e compartilha tudo no blog Naminhapanela. O blog surgiu em 2010 e tem a missão de fazer receitas possíveis, com ingredientes simples (e amor) para quem não tem tanto tempo para se dedicar a cozinha!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *