Granola caseira – dica de lanche saudável para a volta ao trabalho

17 fevereiro 2023 Comer e Beber

Aprenda como fazer granola em casa e se delicie

Certamente essa granola caseira é uma dessas receitas super versáteis que vão ajudar a deixar o seu dia a dia mais gostoso e saudável.

Além disso, pode ser uma ótima opção de lanche e pode servir de base até mesmo para outras receitas.

Granola caseira - naminhapanela.com
Fazer granola em casa é muito mais fácil do que você imagina! E fica uma delícia.

Como a granola é feita?

Fazer granola em casa é muito mais simples do que você pode imaginar. Isso porque, basta misturar alguns ingredientes e em seguida, assar seus grãos para você ter granola por até 2 semanas.

Geralmente, a base é feita de aveia e se adiciona ingredientes como: oleaginosas, sementes e até mesmo frutas secas. E é uma ótima opção para acompanhar frutas e iogurte seja no café da manhã, como também naquele lanche do meio da tarde.

Quais os benefícios da granola para a saúde?

Sem dúvida, incluir uma boa granola ao seu cardápio é uma ótima forma de manter uma alimentação mais saudável. Isso porque, a granola reúne diversos ingredientes ricos em vitaminas, minerais e fibras.

Por exemplo, você sabia que adicionar granola às frutas é uma ótima forma de diminuir o índice glicêmico das mesmas. O mamão mesmo, é uma fruta super rica em nutrientes, mas por possuir muita frutose, pode não ser muito indicada para quem tem diabetes, por exemplo. Nesse caso, adicionar a granola (uma super fonte de fibras como eu já falei), diminui o pico glicêmico.

Além disso, a granola ajuda a aumentar a saciedade, justamente por conter fibras e gorduras boas (incluída nas oleaginosas e óleo de coco).

E mesmo que você queira comer a granola pura, ela continua sendo um ótimo snack.

Frigideira em aço inox de 32 cm
Os potes de vidro com divisórias são ótimas opções para levar seu lanche para o trabalho.
Carregando produtos da loja...

O que acrescentar na granola

Aqui, vou te dar uma base de receita, que eu particularmente gosto bastante. Mas, sem dúvida você pode variar nos sabores e adicionar os ingredientes que preferir, como por exemplo:

  • Oleaginosas: por aqui fizemos um mix com nozes, amendoim e castanha. Mas você pode adicionar avelã, amêndoas, pistache, castanha do pará e o que mais preferir. Além disso, caso prefira, pode escolher somente 1 tipo ao invés do mix;
  • Sementes: é provável que seja um dos ingredientes que mais gosto de incluir quando faço granola. É possível até mesmo preparar seu cereal tendo sementes como base. Dessa forma, não deixe de incluir semente de girassol, abóbora, chia, linhaça e até mesmo gergelim;
  • Frutas secas: não só de uva passa se faz uma granola. Você pode incluir cranberry, coco e até mesmo maçã desidratada.

Além disso, no lugar do óleo de coco você pode utilizar azeite ou então um óleo de gergelim. Da mesma maneira, ao invés de mel, você pode usar o melado para um versão 100% vegana.

Também é possível fazer uma versão sem glúten dessa delícia. Para isso você vai precisar escolher ingredientes que não contenham a proteína. É importante ficar de olho principalmente na aveia, que mesmo não contendo glúten originalmente, no Brasil geralmente contém traços que podem ser um problema para quem é celíaco.

Granola caseira de frigideira

Granola caseira - naminhapanela.com
Fazer granola na frigideira é super prático. E a Frigideira em aço inox de 32 cm é a escolha perfeita.

Quer ainda mais facilidade para preparar sua granola? Que tal prepará-la na frigideira?

Eu confesso que uso bastante esse modo de preparo quando quero fazer quantidades menores para o dia a dia. E o resultado fica perfeito.

Para preparar dessa maneira, você vai misturar os ingredientes da mesma forma e levar para a frigideira. Então, em fogo médio, deixe torrar, mexendo de vez em quando para poder cozinhar por igual. Deixe ficar bem dourada e está pronta.

Receita de granola caseira

Ingredientes

  • 2 xícaras de aveia em flocos grossos;
  • 1/2 xícara de oleaginosas – usamos castanha de caju, nozes e amendoim;
  • 1/2 xícara de sementes – usamos girassol e abóbora;
  • 1 colher de sopa de canela em pó;
  • 1/4 xícara de óleo de coco;
  • 1/4 xícara de mel.
Granola caseira - naminhapanela.com
Essa granola fica deliciosa e é muito fácil de fazer!

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, misture todos os ingredientes mexendo bem para que o óleo, o mel e a canela grude bem aos demais ingredientes;
  2. Na hora do preparo você pode escolher. Caso faça na frigideira, escolha uma de fundo grosso e antiaderente (nós usamos a Frigideira em aço inox de 32 cm), espalhe sua mistura e em fogo médio e misturando de vez em quando, deixe ficar bem dourada;
  3. Caso queira fazer no forno, espalhe em uma travessa deixando uma camada mais fina e asse em temperatura média (200°) por cerca de 20 min ou até que fique bem dourada. Da mesma forma que na frigideira, é essencial misturar de vez em quando para assar por igual;
  4. Deixe sua granola descansar por alguns minutos e em seguida guarde em potes hermeticamente fechados.
Carregando produtos da loja...

Como fazer barrinha de granola super fácil

Granola caseira - naminhapanela.com
Que tal fazer sua própria barrinha de cereal. E o melhor, usando a granola caseira como base.

Esqueça as versões industrializadas de barrinha de cereais. Que tal fazer a sua versão caseira, usando a granola como base?

De antemão, já deixo a dica que é importante deixar ela resfriada para manter o seu formato.

Para preparar sua barrinha, basta misturar 1 xícara de granola com 1 colher de sopa de pasta de amendoim e 1 colher de sopa de geleia de frutas sem açúcar. Fica uma delícia e super nutritivo.

Como armazenar sua granola

Depois de pronta, deixe sua granola esfriar um pouco e em seguida, armazene em potes hermeticamente fechados. Dessa maneira, você impede que sua granola fica murcha.

Caso queira levar para o trabalho, lembre de também escolher um pote hermeticamente fechado.

Porém, se sua granola murchar um pouco, basta levar por alguns minutos à frigideira ou ao forno e sua granola ficará crocante de novo.

Granola caseira - naminhapanela.com
O Pote Bahia tem vedação hermética e é ótimo para armazenar sua granola
Carregando produtos da loja...

Outras ideias de lanche

Compartilhe

Cami
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Não é uma chef, mas sim uma apaixonada por culinária e compartilha tudo no blog Naminhapanela. O blog surgiu em 2010 e tem a missão de fazer receitas possíveis, com ingredientes simples (e amor) para quem não tem tanto tempo para se dedicar a cozinha!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *