06 abril 2021 Receber

Algumas dúvidas surgem quando o assunto é aparelho de jantar. Qual a finalidade de cada prato? O que combina mais com determinada refeição? Quantas peças de cada produto devo ter? Pensando em te ajudar nesta tarefa, montamos este guia com algumas dicas e informações úteis. Vem com a gente!

Texto: O aparelho de jantar da Oxford é composto por pratos rasos, fundos, de sobremesa, além de xícaras de chá e café com pires. Foto: Carpintaria Estúdio.
O aparelho de jantar da Oxford é composto por pratos rasos, fundos, de sobremesa, além de xícaras de chá e café com pires. Foto: Carpintaria Estúdio.

Composição do aparelho de jantar

Para iniciarmos, é importante entender as peças que compõem um aparelho – também chamado de jogo – de jantar. É comum as pessoas pensarem que, por ser jantar, apenas estejam contemplados os pratos. Mas, não é bem assim. Vamos lá:

O aparelho de jantar é composto, normalmente, de: pratos rasos, pratos fundos, pratos de sobremesa, xícaras de chá com pires e xícaras de café com pires.

Foto: A coleção Mia Quartzo é uma opção de aparelho de jantar da Oxford. Este modelo é decorado com triângulos em alto-relevo. Foto: Karla Rudnick.
A coleção Mia Quartzo é uma opção de aparelho de jantar da Oxford. Este modelo é decorado com triângulos em alto-relevo. Foto: Karla Rudnick.

A quantidade de peças de um aparelho de jantar pode ser de 42, 30 ou 20. O que os difere é, basicamente, a inclusão dos itens abaixo:

– O aparelho de jantar de 42 peças é composto por todos os itens, ou seja: 6 pratos rasos, 6 pratos fundos, 6 pratos de sobremesa, 6 xícaras de chá com pires e 6 xícaras de café com pires;

– No aparelho de jantar de 30 peças você encontra: 6 pratos rasos, 6 pratos fundos, 6 pratos de sobremesa e 6 xícaras de chá com pires (aqui já não temos as xícaras de café com pires);

Dica preciosa: para as famílias maiores ou para os recém-casados, a sugestão é apostar nos aparelhos de jantar de 30 ou 42 peças, a depender de seu espaço em casa ou também pela quantidade de pessoas que frequentarão o seu lar. Aqui vale também inserir as peças complementares, como tigelas e canecas, pois a rotina diária exige praticidade! E elas são muito úteis para este fim.

– Já no aparelho de jantar de 20 peças, temos: 4 pratos rasos, 4 pratos fundos, 4 pratos de sobremesa e 4 xícaras de chá com pires (além da quantidade ser reduzida, também não temos as xícaras de cafezinho com pires).

Dica preciosa: se você mora sozinho ou em uma casa/apartamento menor, a opção de 20 peças já pode atender ao que necessita no dia a dia. As peças complementares, neste caso, são bem-vindas também. Pode apostar: elas facilitam muito a rotina agitada do dia a dia.

Importante ressaltar que apesar de as xícaras com pires não serem vendidos separadamente, nos aparelhos de jantar, em termos de quantidade, eles são considerados peças individuais.

Entendendo qual a finalidade de cada peça

Os pratos rasos são os mais utilizados no dia a dia. Eles são maiores e, por isso, conseguem servir as refeições principais. São indicados para almoços e jantares, desde que o aspecto das comidas servidas seja mais sólido.

Texto: A função do prato raso é servir alimentos mais sólidos, sendo indicado para as refeições principais. Foto: Camila Rezende.
A função do prato raso é servir alimentos mais sólidos, sendo indicado para as refeições principais. Foto: Camila Rezende.

Já os pratos fundos são ótimas opções para servirem sopas, cremes, caldos e outras receitas com muito molho. Como o próprio nome já diz, ele é mais fundo que o prato raso e consegue acomodar refeições mais líquidas.

Texto: Sopas, cremes ou refeições mais líquidas costumam ser servidas em pratos fundos. Na foto, toda a elegância da coleção Flamingo Diamond. Foto: Karla Rudnick.
Sopas, cremes ou refeições mais líquidas costumam ser servidas em pratos fundos. Na foto, toda a elegância da coleção Flamingo Diamond. Foto: Karla Rudnick.

Os pratos de sobremesa, por sua vez, são os pratos menores. Eles também são conhecidos como prato lanche ou prato de salada. É indicado para servir porções menores de comida, como os próprios nomes sugerem: sobremesas, lanches e saladas, além de alguns petiscos como bolachas e torradas.

Texto: Os pratos de sobremesa, também conhecidos como pratos lanche ou de salada, servem porções menores. Foto: Karla Rudnick.
Os pratos de sobremesa, também conhecidos como pratos lanche ou de salada, servem porções menores. Foto: Karla Rudnick.

Já para a parte das bebidas, temos as xícaras.

A xícara de chá é a maior do aparelho. Por padrão, ela possui capacidade de até 240 ml. Apesar de ter em sua denominação o serviço de chá, ela é muito usada também para servir café, chocolate quente e, claro, o próprio chá. Podem ser servidas bebidas quentes ou frias. O pires é um prato pequeno que serve de suporte para a xícara, assim como para dispor a colher usada para adoçar a bebida.

Texto: Na foto, a xícara de chá com o pires da coleção Soleil Katherine. A elegância é complementada com o filete prateado na borda das peças. Foto: Karla Rudnick.
Na foto, a xícara de chá com o pires da coleção Soleil Katherine. A elegância é complementada com o filete prateado na borda das peças. Foto: Karla Rudnick.

A xícara de café, ou de cafezinho, é menor. Ela é usada para servir cafés de forma a degustá-los, após refeições principais, como almoço ou jantar, ou até mesmo em reuniões ou encontros.

Foto: No aparelho de jantar, a xícara de café é a menor. O pires é usado como suporte para a colher ou petiscos servidos durante a ocasião. Na foto, a beleza da coleção Soleil Encantada. Foto: Karla Rudnick.
No aparelho de jantar, a xícara de café é a menor. O pires é usado como suporte para a colher ou petiscos servidos durante a ocasião. Na foto, a beleza da coleção Soleil Encantada. Foto: Karla Rudnick.

Curiosidades sobre o pires: sua principal finalidade é servir de descanso para a xícara, evitando também possíveis sujeiras à mesa. Serve também como recipiente para torradas, biscoitos e sobremesas pequenas.

O tradicional “chá das cinco”, criado pelos britânicos, foi o precursor do costume de se utilizar xícaras com pires. A sétima Duquesa de Bedford, Anna, criou este hábito ao reunir suas amigas no fim do dia, especialmente em dias de verão, para apreciarem o chá e uma boa conversa.

Claro que você pode complementar ainda o seu aparelho de jantar com peças avulsas. Tudo dependerá de seu espaço para armazená-las e também da quantidade de pessoas que moram contigo ou eventualmente podem te visitar.

Texto: Peças como tigelas e canecas podem complementar seu aparelho de jantar e tornar seu dia a dia mais prático. A coleção Ryo White traz peças orgânicas, que valorizam o trabalho manual. Foto: Karla Rudnick.
Peças como tigelas e canecas podem complementar seu aparelho de jantar e tornar seu dia a dia mais prático. A coleção Ryo White traz peças orgânicas, que valorizam o trabalho manual. Foto: Karla Rudnick.

A Oxford possui muitas opções de aparelhos de jantar para vários gostos e estilos. Peças clássicas, orgânicas, quadradas ou retangulares… Agora que você já conhece um pouco mais sobre nossos aparelhos, acesse:

www.oxfordporcelanas.com.br e escolha o seu!

Heloisa
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

HeloisaSecretária por vocação, amante da escrita e dos escritores. Aprecia uma boa conversa, se empolga com fotografias e considera a música uma grande amiga, fonte de inspiração. Acredita que rir, realmente, é o melhor remédio. Romântica² crê que o amor tudo pode, tudo vence. Perfeccionismo e determinação são parceiros, companheiros de longa data.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *