and 01 abril 2021 Inspirar-se

A experiência de fazer pizza em casa pode ser muito legal para reunir os amigos ou a família. Inclusive, o processo de fazer a massa caseira, escolher diferentes recheios e montar uma mesa criativa pode se tornar uma atividade legal para as crianças também.

Pizza em casa: monte uma mesa criativa.
Pizza em casa: vamos montar uma mesa criativa?

Massa da pizza

Antes de tudo, é hora pensar na base: caso queira viver a experiência completa de fazer pizza em casa, coloque a mão na massa (literalmente)! Confira a receita que já deixamos aqui para você.

Se você gosta de praticidade e pouca sujeira na cozinha, opte por comprar as massas das pizzas prontas ou pré-assadas. Isso vai agilizar bastante o processo e proporcionar que você tenha mais tempo para montar uma mesa criativa. 

Pizza em casa: faça a massa ou compre massas prontas para apenas montar o recheio
Faça a massa, ou compre massas prontas para apenas montar o recheio em casa.

Recheios da pizza em casa

Logo depois, é hora de pensar no recheio! Você pode pedir para cada um escolher o seu sabor preferido um dia antes, e montar uma lista para ir ao mercado comprar os ingredientes. Por exemplo: pepperoni, marguerita e portuguesa. Essa é uma ideia para quem gosta de praticidade. 

Outra ideia legal é escolher três sabores tradicionais e surpreender os convidados! Deixe que eles escolham o sabor na hora e montem a sua pizza em casa sozinhos.

Depois que as pizzas estiverem montadas, é só levar para o forno. Você pode usar uma forma de pizza, ou uma frigideira de cerâmica que possa ir para o forno.

Pizza em casa: hora se escolher os recheios!
Hora de escolher os recheios! Na foto pratos Ryo Safira.

Mesa criativa com papel kraft

Primeiramente, pense na base da sua mesa posta. Nossa sugestão é que ao invés de usar uma toalha de mesa, você use um pedaço de papel kraft (papel pardo) para forrar a superfície e deixar ela bem personalizável. Use um canetão para escrever a data, os sabores que serão servidos, fazer desenhos e o que mais a sua criatividade quiser. Você também pode deixar o canetão à disposição para que os convidados possam escrever algumas coisas, desenhar, fazer jogo da velha… isso torna o dia da pizza em casa uma verdadeira experiência.

Além disso, a solução do papel kraft é muito prática na hora de organizar e limpar a bagunça. Retire todos os itens da mesa, e então as fitas adesivas, dobre o papel e descarte-o adequadamente no lixo reciclável.

Use o papel kraft como toalha de mesa.
Use o papel kraft como toalha de mesa.

Deixe alguns temperos frescos à disposição, caso alguém queira adicionar algum tempero depois da pizza sair do forno. Orégano, tomilho e manjericão são ótimas opções para temperar a pizza em casa. Assim como os temperos frescos, para a mesa ficar completa, não esqueça do moedor de pimenta e do azeite de oliva. 

Nossa sugestão é que além do papel kraft para forrar a superfície, você também use jogos americanos para deixar a mesa do dia da pizza mais colorida e aconchegante. Para servir use tábuas de madeira ou de ardósia. O visual da mesa vai ficar lindo! 

Criatividade na hora de servir: frigideira e tábuas deixam a mesa linda!
Criatividade na hora de servir: frigideira e tábuas deixam a mesa linda!

Amanda
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

AmandaArquiteta e urbanista, sócia da Arquiteca Projetos Afetivos, experimentando a produção de peças cerâmicas artesanais. Já morou na Hungria e no Rio de Janeiro. É colecionadora de lápis que usa pouco e cadernetas que nunca termina. A astrologia lhe inquieta e uma xícara de café sempre conforta.

Fabíola
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

FabíolaArquiteta e urbanista, sócia da Arquiteca Projetos Afetivos, atua em projetos de arquitetura e organização de eventos. Desde sempre apaixonada por arquitetura e viagens e, cada vez mais, por gastronomia. Se aventura em pratos novos em busca de sensações inéditas, cozinhando com todo o amor que existe em si. Acredita no poder de transformação das pequenas coisas, seja um gole, uma conversa ou uma flor na mesa.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *