25 agosto 2021 Sem categoria

Entradinhas são deliciosas opões para servir ao receber convidados. Se preferir um lanche rápido, também são perfeitas! As mais elaboradas marcam presença em cardápios refinados em eventos. Certamente, as entradas são um sucesso e normalmente, muito rápidas de fazer.

Desde já, adianto que as brusquetas são uma das variações de entradas mais fáceis de fazer e também uma das mais populares. Com origem na Itália, eram feitas somente da combinação entre o pão e o azeite. Hoje em dia, temos opções com recheios elaborados e até combinações exóticas.

Brusquetas ficam lindas servidas em tábuas de madeira, mármore ou ardósia como esta da Oxford.

Agora, se prepare pois vamos aprender duas receitas de brusqueta da chef Elisângela Wagner. Confira o passo a passo da pastinha de mozarela de búfala e ricota fresca com tomates cereja e uma deliciosa tapenade de azeitonas pretas.

Ingredientes

  • 200 g de tomate cereja
  • 1 cabeça de alho
  • sal
  • pimenta
  • orégano
  • azeite de oliva
  • pão italiano ou ciabatta
  • 100 g de ricota fresca
  • 100g de mozarela de búfala
  • manjericão
  • 200 g de azeitonas pretas
  • salsinha picada

Tomates confitados

Antes de mais nada, vamos começar com o preparo dos tomates que serão colocados por cima da pasta de mozarela de búfala e ricota.

Em uma assadeira coloque 200g de tomates cereja, 1 cabeça de alho cortada  ao meio (só para aromatizar, as sobras desse alho podem ser usadas para cozinhar ou mesmo fazer uma manteiga saborizada). Tempere com sal, pimenta, orégano fresco e regue com azeite de oliva.

Leve os tomates temperados e o alho ao forno já preaquecido em 250 graus por aproximadamente 30 minutos. Retire do forno e reserve.

Tomates confitados, manjericão e pasta de queijos formam uma deliciosa combinação.

Para os pães

Da mesma forma, aproveite o forno ligado e quente, porém, diminua a temperatura para 180 graus. Vamos colocar os pães nele. Também em uma assadeira, coloque as fatias de pão italiano ou ciabatta.

Leve-as ao forno por cerca de 10 minutos ou até que fiquem crocantes, mas sem dourar.

Hora do recheio

Para o recheio, faremos uma pastinha com as 100g ricota fresca e 100g de mozarela de búfala.  Retire os pães do forno, passe uma camada generosa dessa pastinha, coloque folhas de manjericão italiano, tomates confitados e regue com azeite de oliva.

A outra sugestão de recheio é fazer uma tapenade de azeitonas pretas. Para fazer a tapenade você vai usar as 200g de azeitonas pretas sem caroço, 1 dente de alho (ou 3 dentes do alho assado, bem amassadinho), 2 colheres de sopa de salsinha picada e 100ml de azeite de oliva.

Pique o alho e as azeitonas, bem picadinhos. Acrescente a salsinha e o azeite. A montagem  dessa brusqueta é a mesma. Em uma fatia de pão italiano já torradinha, passe a pasta de queijos e finalize com a tapenade.

Perfeitas para entradas, ou mesmo para uma refeição leve acompanhadas de um bom vinho servido em taças Alumina Crystal da Oxford. Outra maravilhosa opção de entrada são queijos e vinhos, aprenda a harmonizar aqui.

Comentários

2 respostas para “Receitas de brusqueta rápidas e deliciosas”

  1. Avatar Elis Wagner disse:

    Servir nas peças de ardósia é perfeito! Pois não liberam nenhum sabor que poderia interferir no sabor da receita. Como é o caso de tábuas as vezes🥰
    Amoo brusquetas!!!

  2. Avatar José Carlos Coradini disse:

    Adoro Receitas, e quero mais…
    … Para servir no meu Jogo de Completo Oxford Jantar /Café /adquirido em 1987…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *