Receita fácil: risoto de filé

31 agosto 2023 Comer e Beber

Que tal preparar uma receita fácil e deliciosa de risoto de filé no final de semana?

Este prato é a pedida perfeita para quem deseja servir uma refeição com muitos sabores, acolhedora e claro, que não demande muito tempo na cozinha. A receita de hoje é da chef Elis Wagner (@cozinhandocomelis).

Imagem: risoto de filé servido em prato azul com branco.
A coleção Coup Lusitana é uma releitura da azulejaria portuguesa.

Ingredientes do risoto de filé

  • 700 g de filé mignon
  • Manteiga
  • 1 cebola
  • 1½ xícara de arroz arbóreo ou carnaroli
  • 200 ml de vinho branco seco
  • Caldo de legumes
  • Queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Primeiro de tudo, escolha a panela para o preparo do risoto. Aqui, optamos pela Wok da linha CookingPro que é antiaderente, espaçosa e do tamanho ideal para essa receita. Adicione um fio de azeite e em seguida, frite os 700 g de filé mignon. Assim que dourarem, tempere a carne com sal e pimenta. Reserve.

O passo anterior deixa um gostinho delicioso no fundo da panela, por isso, vamos aproveitá-lo para trazer ainda mais sabor ao risoto. Adicione uma colher de manteiga na panela e frite a cebola cortada em cubinhos. Quando a cebola estiver bem refogada, adicione o arroz e deixe fritar por alguns instantes, então, acrescente os 200 ml de vinho.

Imagem: panela no fogão de indução preparando o risoto.
A panela Wok é uma ótima opção para o preparo de risotos e receitas com molho.

Assim que o vinho reduzir, entre com o caldo de legumes aos poucos. A nossa dica é adicionar uma concha de cada vez para que o risoto não perca a cremosidade. Além disso, preparar o caldo de legumes em casa faz toda a diferença e você terá mais liberdade em escolher quais sabores quer incorporar ao risoto.

Assim que o risoto chegar na consistência que você mais gosta, adicione o filé que já estava preparado e o queijo parmesão ralado. Por fim, incorpore 30 g de manteiga gelada ao risoto de filé. Ela trará brilho e suculência!

Carregando produtos da loja...

Outros risotos que amamos:

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *