21 maio 2020 Comer e Beber

Dicas para evitar o desperdício

O aproveitamento integral de alimentos, assim como a consciência de evitar o desperdício  é uma prática que com toda a certeza deve ser adotada.

 

Principalmente no momento que passamos, é de extrema importância ser mais consciente. Isso ajuda a economizar, evita o desperdício de comida, te ajuda a sair menos para ir ao supermercado, além de gerar menos impacto no meio ambiente.

 

Para isso, separamos alguma dicas para te ajudar nessa nova rotina, onde possivelmente você estará cozinhando mais em casa.

Como aproveito os vegetais?

Casca de batata frita

É isso mesmo! Nada de jogar fora a casca da batata. Ela fica uma delícia frita e você pode fazer da mesma maneira que comumente frita a batata. Fica uma delícia com batata inglesa, asterix e batata baroa.

Miolo da abobrinha

Que a abobrinha é um legume super nutritivo você já sabe, mas você sabia que aquele miolo que muitas vezes jogamos fora pode ser um ingrediente para preparar bolos? E fica tão delicioso que ninguém vai dizer que tem abobrinha na receita.

Casca de abacaxi

Experimente ferver um pouco de água com cascas de abacaxi! Você vai ter um delicioso chá para ser bebido quente ou gelado.

Talos de vegetais

Sabe o talo de espinafre, agrião, brócolis que você geralmente joga fora? Da próxima vez corte em pedaços bem pequenos e inclua ele nos seus refogados.

Rama de cenoura ou folhas de beterraba

Sempre que encontrar a cenoura ou a beterraba com as suas folhas, não exite em comprar. A rama de cenoura substitui de forma super nutritiva temperos como a salsa e a cebolinha. E as folhas da beterraba ficam uma delícia em saladas.

 

Outras formas de evitar o desperdício

  • Use a cenoura ou a batata baroa com a casca, já que as mesmas são super fininhas e geralmente não interferem no sabor e textura dos seus preparos;
  • Coma suas frutas com casca. Claro que não é possível fazer isso com todas elas, mas maçã, goiaba, pera são alguns exemplos de frutas que podem ser comidas com casca. Porém, é importante higienizar bem, principalmente se não forem orgânicas;
Aproveitamento integral de alimentos - Foto: Naminhapanela

Sempre que possível, coma suas frutas com casca.

 

  • Organize sua geladeira/despensa. Dessa maneira, você poderá deixar à mão os alimentos que tem menor duração ou tem a data de validade mais próxima.
  • Guarde as sobras. A comida pronta, acondicionada em potes bem fechadas podem durar até 3 dias na geladeira. Dessa forma, você poderá aproveitar para uma nova refeição ou até mesmo para preparar uma nova receita.

Tem mais coisas que consigo aproveitar?

Casca de ovo e borra de café

Você sabe o que esses ingredientes tem em comum? Eles são ótimos fertilizantes para as suas plantas. Então, que tal aproveitar que agora você tem mais tempo e se dedicar as suas plantinhas? Ou até quem sabe, começar uma horta.

Pão amanhecido

Principalmente os feitos em casa, podem se tornar torradas, croutons para acompanhar a sua salada e até mesmo farinha de rosca para empanar suas frituras.

Arroz

Fez uma quantidade maior de arroz do que vai conseguir comer? Que tal fazer um bolinho de arroz e deixar congelado para comer em outro momento? E para te inspirar, separamos uma receita deliciosa.

Aproveitamento integral de alimentos - Foto: Naminhapanela

Faça um bolinho com as sobras de arroz

Receita Bolinho de arroz

Ingredientes

  • 1 xícara e meia de arroz cozido;
  • 1/2 colher de sopa de curry;
  • 1 xícara de água quente;
  • 1/4 de xícara de leite de coco;
  • 1 colher de sopa de salsa fresca picada (a rama da cenoura também é uma ótima opção);
  • 1 xícara e meia de farinha de trigo;
  • sal a gosto

Modo de preparo

Em uma panela grande, misture o arroz e a água e em fogo baixo, cozinhe até que a água evapore e ele fique bem macio. Se for necessário, adicione um pouco mais de água.

 

Adicione então o curry, o leite de coco e a salsa e misture bem. Em seguida, adicione a farinha e o sal e em fogo baixo e mexa até formar uma massa que desgrude do fundo da panela;

Logo após, retire do fogo, abra a massa em uma travessa e espere só o suficiente para não estar tão quente para que consiga manipular;

 

Aqui recheamos com queijo, mas você pode usar o recheio que desejar ou fazer sem recheio.

 

Para empanar, passe seus bolinhos em uma camada de farinha de rosca, depois mergulhe no leite e finalize com mais uma camada de farinha de rosca.

 

Frite em imersão até que esteja bem dourado.

Confira outras dicas para ajudar no seu dia a dia na cozinha

Cami
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

CamiNão é uma chef, mas sim uma apaixonada por culinária e compartilha tudo no blog Naminhapanela. O blog surgiu em 2010 e tem a missão de fazer receitas possíveis, com ingredientes simples (e amor) para quem não tem tanto tempo para se dedicar a cozinha!

    Gostou? Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *