01 outubro 2020 Fazer do meu jeito

Tipos de facas - foto: naminhapanela.com

Você conhece a utilidade de cada tipo de faca de cozinha?

Uma das ferramentas mais importantes para um cozinheiro são as facas. Mas você conhece os tipos de facas e seu uso na cozinha?

Com toda a certeza, utilizar o tipo de faca certa vai te ajudar na tarefa de preparar suas refeições. Desde cortar um pedaço de pão a desossar uma carne completa, utilizando a ferramenta correta e de qualidade, vai se tornar muito mais fácil .

E para te ajudar, preparamos um post super completo para você conhecer os principais tipos de facas que você encontra facilmente em uma cozinha. E claro, apresentar os lançamentos da Oxford pelos quais estamos apaixonadíssimos.

Porque ter uma boa faca na cozinha?

Facas de qualidade com um bom fio – e bem cuidadas pelo seu dono – sempre irão facilitar a sua vida. Você não precisará fazer força para cortar os alimentos, ela vai deslizar e cortar facilmente agilizando o trabalho na cozinha.

Isso, além de evitar possíveis acidentes, te ajudará a deixar os preparos mais rápidos e precisos.

Tipos de facas - foto: naminhapanela.com

Conheça os principais tipos de facas

Com certeza há uma faca certa para cada tipo de trabalho. Não adianta querer cortar uma carne com faca de pão. E para te ajudar a identificar cada modelo, separamos aqui um resumo para você conhecer as utilidades de cada tipo de faca.

Faca do Chef

Essa, com toda a certeza, é a faca que você encontrará em toda cozinha profissional e na casa de muita gente. Uma faca multifuncional e versátil que poderá ser usada em quase todas as tarefas de corte na cozinha. Elas têm uma lâmina mais larga porém na ponta se afina bem o que facilita em diversas tarefas de fatiar e picar. Isso permite que a faca deslize pela tábua na hora de cortar os alimentos.

De fato é a faca que indicamos que todo mundo tenha em casa.

Faca Santoku

Tão versátil como a faca do chef. Essa faca de origem japonesa, batizada com o nome “Santoku” (que significa “três virtudes” ou “três usos)  desempenha muito bem as tarefas de cortar, picar e fatiar. As entradas da lâmina fazem com que os alimentos como peixes, legumes e vegetais não grudem na faca, agilizando o trabalho de fatiar e picar.

Faca para corte / utilidades

Essa faca de lâmina longa é uma mistura de faca de corte e de aparar, e é sua companheira na hora de fazer filés, sashimi, cortar a carne do churrasco e até uma fruta ou legume maior.

Tipos de facas - foto: naminhapanela.com

Faca para desossar

A faca para desossar vai te ajudar na hora de separar a carne de ossos e reduzir o desperdício durante o preparo. Também é ótima para cortar frangos e peixes, já que sua curvatura permite maior controle e precisão na hora do corte. Sua ponta fina ajuda a remover gorduras e nervos.

Faca para pão

Facas grandes com lâminas serrilhadas são ótimas para facilitar o corte de um pão de casca bem crocante sem que você precise amassar ele todo. Essencial para quem faz pão de longa fermentação e até mesmo para cortar pães mais endurecidos para fazer torrada.

Faca para cozinha pequena

Facas pequenas e afiadas te ajudarão na hora de fazer trabalhos mais delicados e de precisão, como limpar um camarão, filetar algum legumes, fatiar frutas ou até mesmo abrir uma ostra.

Tipos de facas - foto: naminhapanela.com

Você conhece as facas de cerâmica?

Além das facas em aço inox a Oxford lançou também uma linha incrível de facas de cerâmica.

Com lâminas que podem se manter afiadas por até mesmo 10x o tempo de uma faca comum, são extremamente leves, bonitas, não enferrujam, não absorvem odores, além de serem super fáceis de limpar.

Porém, para manter a durabilidade, nossa indicação é utilizá-las para preparos mais delicados, ou seja, nada de carnes com ossos, sementes ou alimentos congelados. E o mais importante, nunca utilize superfícies duras como base na hora do corte.

Tipos de facas - foto: naminhapanela.com

5 Cuidados para manter sua faca como nova

Para manter a durabilidade e qualidade das suas facas é importantíssimo ficar atento a alguns cuidados, como por exemplo:

  • Priorize usar bases de plástico, madeira ou bambu para o corte. Nas facas de cerâmica esse cuidado é essencial, mas mesmo nas facas de inox essa escolha permitirá que você mantenha suas facas afiadas por muito mais tempo;
  • Use detergente neutro e uma esponja macia. Também se aplica para os 2 tipos de materiais. Além disso, evite levar para a lava louças. Assim como seque as peças logo após a lavagem para evitar manchas;
  • Guarde suas facas separadas de outros utensílios. Dessa forma você garante que elas não amassem, percam o fio ou até mesmo quebrem, no caso das de cerâmica.
  • Mantenha suas facas afiadas. As facas de inox, com a utilização podem ir perdendo sua eficiência. Para isso, você pode adquirir uma pedra de amolar, assim como uma chaira para fechar o fio da sua lâmina.
  • Só utilize suas facas para cortar alimentos. Pode ser uma dica meio óbvia, mas não utilize NUNCA suas facas para outros fins.

Tipos de facas - foto: naminhapanela.com

Confira outros posts para te ajudar na cozinha

Cami
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

CamiNão é uma chef, mas sim uma apaixonada por culinária e compartilha tudo no blog Naminhapanela. O blog surgiu em 2010 e tem a missão de fazer receitas possíveis, com ingredientes simples (e amor) para quem não tem tanto tempo para se dedicar a cozinha!

    Gostou? Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *