Risoto de camarão com arroz arbóreo

and 01 julho 2021 Comer e Beber

O risoto é um prato que facilmente agrada a muitos paladares. Esta receita de risoto de camarão, embora mantenha sua essência refinada, é bastante prática! Confira o passo a passo.

Texto: Risoto de camarão com arroz arbóreo: uma receita prática e muito saborosa! Foto: Karla Rudnick.
Risoto de camarão com arroz arbóreo: uma receita prática e muito saborosa! Foto: Karla Rudnick.

O risoto tem sua origem na Itália e significa “pequeno arroz”. Segundo relatos históricos, o preparo desta receita é datado do século XI e, desde então, tem conquistado uma legião de fãs.

Neste post, o chef Lucas Santiago traz uma receita de risoto de camarão com arroz arbóreo simples, prática e, claro, muito saborosa! Vamos lá?

Texto: O risoto de camarão fica ainda melhor se acompanhado dos produtos Oxford! Na foto, tigela da coleção Pink Sand e talheres Madame. Foto: Karla Rudnick.
O risoto de camarão fica ainda melhor se acompanhado dos produtos Oxford! Na foto, tigela da coleção Pink Sand e talheres Madame. Foto: Karla Rudnick.

Ingredientes para o risoto de camarão:

Rendimento: 2 porções.

  • 160 g de arroz arbóreo;
  • 400 g  de camarão 7 barbas com casca e cabeça;
  • 120 ml de vinho branco seco;
  • 2 unidades de cebola;
  • 1 ramo de salsão;
  • 1 cenoura média;
  • 70 g de queijo parmesão ralado;
  • 40 g de manteiga (1 colher de sopa).

Modo de preparo:

O primeiro passo é fazer o caldo base de camarão, utilizando a cabeça e as cascas. Corte uma cebola e a cenoura em cubos grande. Depois, corte em pedaços médios o salsão. Leve para uma panela e refogue-os. Em seguida, acrescente a cabeça e as cascas do camarão, refogando de 3 a 5 min. Adicione água e deixe ferver por 20 min. Seu caldo base estará pronto!

Em outra panela, coloque a cebola previamente cortada em cubos bem pequenos e adicione, se preferir, um fio de azeite. Frite o arroz arbóreo e acrescente o vinho branco seco na sequência. A bebida irá perfumar o preparo e sua acidez contribuirá na liberação do amido do arroz arbóreo. Com isso, é garantia de risoto super cremoso!

Texto: Surpreenda com esta receita de risoto de camarão com arroz arbóreo! Foto: Karla Rudnick.
Surpreenda com esta receita de risoto de camarão com arroz arbóreo! Foto: Karla Rudnick.

Enquanto o risoto é hidratado com o caldo base de camarão, que já está pronto, frite os camarões limpos, previamente temperados com sal e pimenta, em uma frigideira. Reserve.

Quando o arroz arbóreo estiver quase no ponto, adicione os camarões e mexa o risoto. Experimente o ponto de sal, ajuste se necessário, e acrescente o queijo parmesão. Por fim, finalize com a manteiga.

Fez e aprovou esta receita? Compartilha com a gente!

Texto: As tigelas Ryo Pink Sand com os talheres da coleção Madame da Oxford deixam a refeição ainda mais especial! Foto: Karla Rudnick.
As tigelas Ryo Pink Sand com os talheres da coleção Madame da Oxford deixam a refeição ainda mais especial! Foto: Karla Rudnick.

Quer conhecer um pouco mais sobre a coleção Ryo Pink Sand? Acesse aqui!

Confira também uma receita de Caesar Salad para acompanhar o risoto!

Compartilhe

Heloisa
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Secretária por vocação, amante da escrita e dos escritores. Aprecia uma boa conversa, se empolga com fotografias e considera a música uma grande amiga, fonte de inspiração. Acredita que rir, realmente, é o melhor remédio. Romântica² crê que o amor tudo pode, tudo vence. Perfeccionismo e determinação são parceiros, companheiros de longa data.

Lucas
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Sommelier e professor de Gastronomia formado pela Univille-SC. Especialista em Finanças pela FCJ-SC e em Aperfeiçoamento em Serviços e Gestão pelo Senac Campos do Jordão-SP. Mestrando em Ciência Animal pela Unoeste-SP. Falar, vivenciar, partilhar gastronomia é com ele! Acredita que as viagens a trabalho ou familiares são necessárias para se recriar sempre. Tem certeza de que a gastronomia pode unir culturas, costumes, saberes e pessoas para um bom bate papo!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *