Aprenda a montar uma mesa posta clássica em casa

and 22 julho 2022 Receber

A mesa clássica e elegante tem um lugar de honra na hora de receber. Usualmente montada seguindo as principais regras de etiqueta, esse estilo de mesa posta é fácil de acertar. Depois que aprende-se a posição correta de cada item, é possível personalizar os detalhes sem deixar o requinte de fora.

Cada prato, taça e talher possui uma função específica e uma posição correta, é claro. A finalidade da organização de cada item na mesa posta é para além da etiqueta, otimizar o espaço fazendo com que um jantar ou almoço ocorra com serviços diversos sem que haja nenhuma desordem.

Uma mesa posta clássica, com certeza. A porcelana Soleil Fábula traz delicadeza e elegância para a mesa.

Os pratos da mesa posta clássica

O menu do almoço ou jantar é essencial para a definição da louça usada na mesa posta. Se você optar por servir uma salada e prato principal: use pratos rasos e pratos de sobremesa ou salada. No caso do serviço de uma massa com molho encorpado ou sopa como entrada, opte por pratos rasos e fundos.

Aqui estamos levando em conta uma sequência de dois pratos, mas certamente, se você optar pelo serviço de mais pratos, considere utilizar o apoio de um buffet/aparador ou o serviço à inglesa.

  • Embaixo do prato raso é possível utilizar sousplat, jogo americano, toalha ou trilho de mesa para decorar e proteger a superfície da mesa. Se você colocar um trilho ou jogo americano, o uso do sousplat é opcional.
  • Para relembrar: sousplat (aquele prato maior que fica embaixo do prato raso) não é utilizado para servir alimentos. É um apoio para outros pratos e assim evita que resíduos de comida sujem a toalha de mesa.

Talheres em uma mesa posta clássica

Com certeza, você já se perguntou o porquê de tantos talheres em uma mesa posta, não é mesmo? Pois bem, nós garantimos que cada um deles possui uma razão de estar à mesa. Olha só!

Aqui trocamos o prato de sobremesa pelo prato fundo, e assim, se fez necessário adicionar a colher de sopa no lugar dos talheres para peixe.

Antes de mais nada, é importante lembrar que a disposição dos talheres deve sempre seguir a ordem dos pratos servidos, de fora para dentro. Ou seja, o primeiro talher de fora é para o primeiro prato servido (a entrada) e assim por diante.

  • Facas e colheres = devem ficar a direita do prato
  • Garfos = devem ficar a esquerda do prato
  • Talheres de sobremesa = ficam acima do prato (facas e colheres com cabo virado para a direita, garfo com cabo virado para a esquerda, conforme os talheres da refeição)

A posição das taças na mesa posta

Assim como o menu da ocasião influencia nos tipos de pratos utilizados, as bebidas servidas também refletem na quantidade e tipos de taças utilizados. Entretanto, existe uma taça que sempre deverá estar presente em uma mesa posta: a taça de água. A água serve para limpar o paladar e é muito bem-vinda com todos os tipos de vinhos e de pratos.

Na mesa posta clássica de hoje, montamos uma opção com todas as taças: água, vinho tinto, branco e espumante. Você pode optar pela forma clássica de posicionar as taças onde as quatro peças formam um triângulo ou também, a disposição quadrada.

O triângulo formado pelas taças Alumina Crystal é a representação correta da regra de etiqueta nesse tipo de mesa posta.

O ponto de partida será a faca de maior tamanho, usualmente, a que será usada com o prato principal. Alinhe a taça de vinho tinto com essa faca. Em seguida, posicione a taça de água acima da taça de vinho tinto, e a taça de vinho branco, também à direita, mais para baixo. Perceba uma linha diagonal se formar com as três taças. Para finalizar coloque a taça de espumante atrás da taça de vinho tinto.

E para além das regras de etiqueta, o que faz toda a diferença é a criatividade na hora de montar a mesa posta. Que tal uma mesa inspirada na França utilizando trilhos de mesa na produção? Ou então, uma viagem ao Marrocos com essa mesa que é pura beleza e exotismo!

Produção: Cláudia Pixu

Fotos: Caca Bratke

Compartilhe

Fernanda Beier
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Pixu
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Cláudia Pixu, da Chez Pixu, foi editora de fotografia da revista Casa e Comida durante os seus nove anos de circulação. É co-autora dos livros Receber com Charme, edições 1 e 2, da Editora Globo. Foi produtora de decoração e culinária das revistas Casa e Jardim, Claudia, Claudia Cozinha e Elle. Atualmente, Pixu atua como produtora e consultora de lifestyle e ministra workshops de montagem de receber.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *