22 abril 2021 Sem categoria

Selecionamos cinco mesas inspiradoras para você arrasar no Dia das Mães! Com estilos diferentes, cada uma dessas decorações esconde encantos, segredos, e particularidades. Da escolha das porcelanas, até os arranjos florais, cada detalhe foi planejado para criar um ambiente lindo e acolhedor.

Aparelho de jantar Coup Lusitana Foto: Cacá Bratke. Realização: Pixu

Neste momento de distanciamento social, por causa da pandemia de Covid-19, os laços de família se tornam ainda mais importantes. E nós estamos aqui para te ajudar a comemorar, junto das pessoas que moram na mesma casa, com muito charme, segurança, e amor.

Vem ver as mesas inspiradoras!

1. Mesa com estilo chinoiserie

A louça escolhida para esta mesa é a Blue Willow, que tem uma estampa de inspiração oriental, em azul e branco, típica da chinoiserie. Esse estilo, que surgiu na Europa no século 18, é considerado um clássico, sinônimo de requinte e exotismo. Mas nem por isso a decoração da mesa precisa ser formal ou pomposa. Para deixar o clima descontraído, em vez de uma toalha, escolhemos usar jogos americanos com desenhos de flores, também em azul.

As tradicionais estampas chinesas, da louça Blue Willow, contrastam com as cadeiras de metal com design contemporâneo.
As tradicionais estampas chinesas, da louça Blue Willow, contrastam com as cadeiras de metal com design contemporâneo. Os jogos americanos são da Conceito Roupa de Casa. Foto: Cacá Bratke. Realização: Pixu
O lugar da convidada de honra é sinalizado com uma folha manuscrita, presa ao guardanapo por uma fita listrada. Repare que há fitas, também, nos vidros que contêm ramalhetes de flores brancas.
O lugar da convidada de honra é sinalizado com uma folha manuscrita, presa ao guardanapo por uma fita listrada. Repare que há fitas, também, nos vidros que contêm ramalhetes de flores brancas. Veja mais detalhes dessa mesa, aqui. Foto: Cacá Bratke. Realização: Pixu

2. Mesa com estilo provençal

Se a ideia é evocar o clima quente e ensolarado do sul da França, com sua cultura gastronômica riquíssima, a linha Provence, da Oxford, é a escolha perfeita. Com formato quadrado, desenhos em alto-relevo nas bordas, e tonalidade vibrante, os pratos de porcelana tornam esse aparelho de jantar irresistível.

O xadrez vermelho e branco, presente nos caminhos de mesa e guardanapos, deixa a mesa com um ar campestre. Uma fita de juta, com um carimbo personalizado, abraça cada conjunto de pratos. Há, ainda um pano de prato amarelo embaixo deles, para criar mais um ponto de cor.
O xadrez vermelho e branco, presente nos caminhos de mesa e guardanapos, deixa a mesa com um ar campestre. Uma fita de juta, com um carimbo personalizado, abraça cada conjunto de pratos Provence Minas. Há, ainda um pano de prato amarelo embaixo deles, para criar mais um ponto de cor. As taças de cristal são da Oxford Alumina Crystal. Foto: Henrique Peron. Realização: Pixu
No centro da mesa, margaridas amarelas e galhos de Cáspia aparecem dentro de tigelas de vidro. As suculentas, por sua vez, ocupam as xícaras de cafezinho.
No centro da mesa, margaridas amarelas e galhos de Cáspia aparecem dentro de tigelas de vidro. As suculentas, por sua vez, ocupam as xícaras de cafezinho. Para mais detalhes, clique aqui. Foto: Henrique Peron. Realização: Pixu

3. Mesa com estilo vintage

Quem tem quintal pode, e deve, aproveitar os belos dias de outono para servir o almoço do Dia das Mães ao ar livre. Para compor essa mesa acolhedora, elejemos tonalidades suaves, taças de cristal com design vintage, e porcelanas que misturam listras e padronagens de azulejos. No lugar de cada convidado, há um pequeno arranjo floral feito com mini-rosas, dentro de uma xícara de chá. Poesia pura!

A leveza é garantida pelas cores claras das roupas de mesa. Alguns guardanapos são amarelos, e outros são em tom de marfim, mas todos eles ficam posicionados nas alças das xícaras de chá.
A leveza é garantida pelas cores claras das roupas de mesa. Alguns guardanapos são amarelos, e outros são em tom de marfim, mas todos eles ficam posicionados nas alças das xícaras de chá do Coup Lusitana. Repare que há corações de madeira amarrados nas costas das cadeiras. Foto: Cacá Bratke. Realização: Pixu
Numa das mesas inspiradoras, Para marcar o lugar da homenageada, a xícara de chá ganha, além do buquê feito de mini-rosas e ramos de eucalipto, uma foto de família.  Alguém duvida que vai ser inesquecível?
Para marcar o lugar da homenageada, a xícara de chá ganha, além do buquê feito de mini-rosas e ramos de eucalipto, uma foto de família. Alguém duvida que vai ser inesquecível? Para mais detalhes, clique aqui. Foto: Cacá Bratke. Realização: Pixu

4. Mesa com estilo natural

Entre essas mesas inspiradoras, não poderia faltar uma com elementos da Mãe Natureza. Afinal, as mulheres aparecem em representações da fertilidade e generosidade da Natureza desde a Pré-História. Para simbolizar o nascimento e os ciclos de cultivo da terra, colocamos sementes, cabaças, e cascas de árvore. Elas aparecem espalhadas sobre a mesa, dentro de cumbucas, açucareiros, e outros recipientes. A louça Unni Bothanica, com estampa de plantas suculentas, é a escolha certa para o tema.

Sementes e outros elementos da orgânicos simbolizam a fecundidade e podem fazer bonito em mesas inspiradoras. Tábuas de madeira e mármore servem de apoio para as louças.
Sementes e outros elementos da orgânicos simbolizam a fecundidade. Tábuas de madeira e mármore servem de apoio para as louças do aparelho de jantar Unni Bothanica. Foto: Henrique Peron. Realização Trisha Guimarães
O guardanapo de linho cinza aparece amarrado na alça da tábua de madeira e mármore da Oxford. Dentro da xícara e em algumas sementes, há palavras amorosas e nomes de pessoas da família.
O guardanapo de linho cinza aparece amarrado na alça da tábua de madeira e mármore da Oxford. Dentro da xícara e em algumas sementes, há palavras amorosas e nomes de pessoas da família. Foto: Henrique Peron. Realização Trisha Guimarães

5. Mesa com estilo contemporâneo

Nessa mesa clean e sofisticada, reinam os grafismos presentes nas porcelanas e nos jogos americanos cortados a laser. A gama de cores, minimalista, varia entre branco, preto, e lilás, com um toque de verde presente nas folhagens. Mesmo usando poucos elementos, o resultado é impactante.

Cada jogo americano cortado a laser, da Couro.Co, exibe um desenho diferente. Os pratos do aparelho de jantar Coup Glam, da Oxford, têm uma delicada estampa geométrica feita com  tinta de ouro.
Cada jogo americano cortado a laser, da Couro.Co, exibe um desenho diferente. Os pratos do aparelho de jantar Coup Glam, da Oxford, têm uma delicada estampa geométrica feita com tinta de ouro. Luxuoso, né? Foto: Karla Rudnick. Realização: Ateliê da Mesa
Adivinha quem vai ocupar o lugar na mesa que tem um jogo americano de corações, um lindo arranjo de flores e um guardanapo de linho com bordado do Ateliê da Mesa?
Adivinha quem vai ocupar o lugar na mesa que tem um jogo americano de corações, um lindo arranjo de flores e um guardanapo de linho com bordado do Ateliê da Mesa? Foto: Karla Rudnick. Realização: Ateliê da Mesa

Essas mesas inspiradoras foram realizadas por:

Claudia Pixu: @chezpixu

Cacá Bratke: @cacabratke

Ateliê da Mesa: @ateliedamesa

Karla Rudnick: @karlarudnickfotografia

Trisha Guimarães: @trishaguimaraes

Henrique Peron: @henriqueperon

Biti
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

BitiJornalista especializada em lifestyle, moda e beleza, trabalhou como editora nas revistas Marie Claire e QUEM. Colaborou com veículos como Folha de São Paulo, Claudia, Elle, iCasei e FFW. Curiosa e detalhista, adora design, gastronomia, fotografia, moda, viagens e tecnologia.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *