Como montar uma mesa clássica de café da manhã

and 01 junho 2022 Receber

A primeira refeição do dia, além de proporcionar o desjejum, é também uma oportunidade para se inspirar e começar a manhã com calma e energia. É por isso que além dos alimentos consumidos no café da manhã, a mesa posta também merece uma atenção especial.

Para aprender como montar uma mesa clássica de café da manhã, não pode faltar criatividade nas combinações entre louças e acessórios de mesa. Mas o mais importante quando pensamos em uma mesa clássica, é a disposição de cada item. A regra de etiqueta para mesa de café da manhã, além de proporcionar harmonia, facilita a distribuição de todos os elementos à mesa.

Nessa proposta utilizamos o copo On the rocks da linha Proper, uma opção diferente que também poderá ser utilizada como copo de água em outras propostas.

A mesa de café da manhã

Para o café, usualmente, são servidos pães, frutas, cereais e o café com ou sem leite. Esse é o cardápio diário de grande parte dos brasileiros e para o serviço dessa refeição usa-se o prato de sobremesa, xícara de chá ou café com pires e o copo de suco. Bowls e tigelas também podem ser utilizados para servir mingau ou iogurte.

Além das porcelanas, outro ponto importante é o faqueiro. Para o café da manhã ou da tarde, utilizamos os talheres de sobremesa, chá ou café. Se você é um entusiasta da mesa posta, certamente, já conhece a regra para disposição dos talheres que iremos aprofundar agora.

Os talheres segundo a regra clássica

Montar uma mesa posta, principalmente a clássica, é quase como montar um quebra-cabeça onde cada peça possui uma posição correta. Os talheres indicados para a mesa de café são os de sobremesa, uma vez que as refeições são em menor quantidade e de serviço simplificado, em comparação a um almoço ou jantar.

  • Faca e colher de sobremesa = lado direito
  • Garfo de sobremesa = lado esquerdo
  • Colher de chá ou café = junto ao pires

Também é possível dispor os talheres acima do prato, se preferir. Quanto as colheres de chá ou café junto ao pires, defina de acordo com a xícara escolhida: xícara de chá com colher de chá; xícara de café com colher de café. O faqueiro prateado é um curinga para ter em casa, pois combina com quase todos os estilos de mesa.

Cada item em seu lugar

Além dos pratos e xícaras, muitos aparelhos de jantar possuem complementos que deixam a mesa de café ainda mais bonita e claro, usual. A coleção Flamingo Diamond, por exemplo, possui leiteira, açucareiro e bule que podem ser posicionados ao longo da mesa ou próximos um do outro para facilitar o servir.

A posição dos pratos poderá ser a montagem tradicional com xícara e pires sobre o prato e o guardanapo, sempre, do lado esquerdo. Se preferir pela montagem desconstruída de café, o guardanapo passa a ficar acima do prato e a xícara com o pires, do lado direito junto ao copo de suco. Lembre-se a aba da xícara deve, inevitavelmente, ficar virada para o lado direito.

Para lembrar sempre!

Escolher a louça da mesa é sem sombra de dúvidas, uma das etapas mais divertidas onde pode-se ousar nas combinações entre cores vibrantes e estampas ou ir por uma proposta mais neutra e elegante. Independente da sua preferência, a Oxford tem as porcelanas perfeitas para sua mesa!

Que tal montar uma mesa de café da manhã explorando peças fora do comum? Veja como aqui!

Fotos: Cacá Bratke

Produção: Cláudia Pixu

Compartilhe

Fernanda Beier
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Pixu
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Cláudia Pixu, da Chez Pixu, foi editora de fotografia da revista Casa e Comida durante os seus nove anos de circulação. É co-autora dos livros Receber com Charme, edições 1 e 2, da Editora Globo. Foi produtora de decoração e culinária das revistas Casa e Jardim, Claudia, Claudia Cozinha e Elle. Atualmente, Pixu atua como produtora e consultora de lifestyle e ministra workshops de montagem de receber.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *