and 19 agosto 2021 Inspirar-se

Certamente, a cerveja Pilsen é um dos tipos mais famosos e apreciados do mundo. Essa versão leve e muito popular da bebida, é perfeita em dias de calor e harmoniza muito bem com queijos e proteínas. Seu gosto leve dá espaço para que todos os aromas e sabores dos pratos brilhem à mesa.

Translúcidas e douradas, possuem uma espuma cremosa, para nós o famoso “colarinho”, o qual é super importante nas cervejas, pois auxiliam a retenção dos aromas e preserva a carbonatação da bebida, além de proteger a troca de temperatura entre o líquido e o calor.

Imagem: almoço ao ar livre harmonizado com cerveja pilsen.
A cerveja Pilsen e um dia de sol, formam a combinação perfeita.

A cerveja Pilsen

Originária da pequena cidade da Bohemia, Plzeñ (pronuncia-se em alemão: Pilsen), a cerveja pilsen não carrega suas origens somente no nome, mas também em todo o processo que a levou a ser, atualmente, um dos tipos de cerveja mais consumidos do mundo.

Se do limão se faz uma limonada, de uma cerveja com baixa qualidade nasce um sucesso estrondoso. No século XIV, o sabor da cerveja produzida foi perdendo a qualidade e grande parte do volume produzido foi jogado fora. Sim, quase 30 mil barris de cerveja foram descartados.

Antes que perdas maiores ocorressem, o mestre cervejeiro, Josef Groll fora contratado para solucionar os problemas nos lotes de cerveja. Assim, o expert em fermentação a frio adicionou lúpulo (Saaz) à receita, o que deixou a cerveja mais refrescante e dourada. O lúpulo é um ingrediente muito comum nas cervejas até hoje e é o responsável por conferir o amargor em diferentes intensidades a bebida.

Imagem: Taça específica para cerveja Pilsen.
Lembre-se sempre de servir a cerveja em taças e copos específicos para cada tipo. A linha Handmade da Oxford oferece opões variadas para cerveja.

Harmonização

As cervejas Pilsen harmonizam muito bem com frango, frutos do mar e queijos leves macios. Confira a seguir uma deliciosa receita de frango frito com especiarias, uma ótima pedida para petiscar junto com uma cerveja Pilsen bem gelada.

Para o frango:

1 kg de Frango (escolha a parte do frango ao seu gosto)

1 colher de sopa de sal

30 ml suco de limão

200g iogurte natural

Para a farinha temperada:

3 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de amido de milho

3 colheres de chá de sal

3 colheres de bicarbonato de sódio

2 colheres de sopa de cebola em pó

1 colher de sopa de alho e mostarda em pó

1 colher de chá de páprica picante e doce em pó

1 colher de chá de pimenta do reino preta em pó

1 colher de chá de ervas de Provence

1 colher de sopa de pimenta calabresa em pó

Para preparar o frango, misture os ingredientes e deixe marinar por pelo menos 3 horas, o ideal são 12, para um frango macio e suculento. Para a farinha misture bem as especiarias e separe-as em duas partes.

Imagem: frango empanado em farinha de especiarias.
Fonte: Pexels.

Para empanar:

Utilize metade da farinha temperada e adicione 2 ovos inteiros (claras e gemas) e mais 100 ml de água, essa mistura precisa ficar bem cremosa. Em seguida, empane os pedaços de frango na farinha temperada, depois na mistura cremosa e para finalizar frite a 180°C. Observação: faça o procedimento de empanar somente no momento em que for fritar, caso contrário deixe o frango marinando.

Se preferir uma receita sem ingredientes de origem animal, experimente a receita de Ratatouille que fica delicioso para harmonizar com uma cerveja Pilsen, clique aqui!

Fernanda Beier
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Lucas
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Sommelier e professor de Gastronomia formado pela Univille-SC. Especialista em Finanças pela FCJ-SC e em Aperfeiçoamento em Serviços e Gestão pelo Senac Campos do Jordão-SP. Mestrando em Ciência Animal pela Unoeste-SP. Falar, vivenciar, partilhar gastronomia é com ele! Acredita que as viagens a trabalho ou familiares são necessárias para se recriar sempre. Tem certeza de que a gastronomia pode unir culturas, costumes, saberes e pessoas para um bom bate papo!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *