29 julho 2021 Comer e Beber

Antes de mais nada é importante você saber que para fazer esse macaron de chocolate você precisa de paciência! Essa delícia francesa é, com toda a certeza, um dos docinhos mais gostosos e ao mesmo tempo exige muitos cuidados no preparo.

Mas eu prometo que vai valer a pena.

Macaron de chocolate - foto: naminhapanela.com
A delicadeza do macaron combina perfeitamente com as peças da linha Solei.

O que é macaron

Macaron é um tipo de “biscoito” que tem como base o merengue e a farinha de amêndoas. A massa é extremamente delicada, ficando crocante por fora e macio por dentro.

A massa pode ser feita de diversos sabores, geralmente utilizando corantes para trazer as mais diferentes colorações. O recheio pode variar, sendo possível encontrar versões com ganaches, como também com frutas e geleias.

Aqui, fizemos uma versão bem simples, de chocolate com recheio de creme de avelã. Dessa maneira, não há necessidade de colorir sua massa, já que o cacau fará esse trabalho, assim como preparar um recheio, já que é possível encontrar esse creme pronto com facilidade.

Dicas para o macaron perfeito

Como falei anteriormente, essa não é uma receita tão simples. Ela vai exigir bastante paciência e precisão, principalmente de quem não tem muita prática na cozinha.

Macaron de chocolate - foto: naminhapanela.com
Que tal tirar um momento para se deliciar?

Por esse motivo, reunimos algumas dicas que podem te ajudar a fazer o macaron perfeito, como por exemplo:

  • Você precisa de uma balança. Isso porque, todos os ingredientes precisarão ser pesados e vai ser muito difícil acertar o ponto se não fizer dessa maneira;
  • Sem dúvida usar uma batedeira vai te ajudar a chegar no ponto perfeito do merengue sem ter tanto trabalho;
  • Você vai precisar ter muitos cuidados na hora de assar. Usar uma esteira de silicone vai te ajudar a chegar no ponto certo, assim como assar sua massa em temperatura bem baixa;
  • O ideal é servir depois de 48h. Lembra que falei que precisava de paciência? Como a massa é bem delicada, depois de 48h ela estará mais sequinha e com isso mais crocante.

O ponto certo do merengue

Certamente, esse é um dos passos mais importantes para garantir o sucesso da sua massa.

Para quem não sabe, merengue é o preparo que tem como base clara de ovos batidos em neve com açúcar. Como exige um certo esforço para chegar no ponto certo, sem dúvida, o ideal é utilizar uma batedeira para prepará-lo.

Para preparar o merengue no porto certo para o seu macaron, ele precisa ficar em ponto firme, ou seja, quando você levantar os seus batedores ele deve formar um bico que não cai para o lado.

Receita de macaron de chocolate

Macaron de chocolate - foto: naminhapanela.com
Delicioso, crocante e com dose extra de recheio!

Ingredientes

  • 110 g de amêndoas
  • 40 g de cacau
  • 40 g de açúcar refinado
  • 90 g de clara de ovo
  • 200 g de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo

Comece processando as amêndoas (sem casca) junto com o cacau até formar uma farinha bem fina. Também é possível usar a farinha já pronta;

Em seguida, bata as claras até começar a formar uma espuma. Então, adicione aos poucos o açúcar refinado e bata o seu merengue até o mesmo formar picos firmes;

Logo após, à mão, misture o açúcar de confeiteiro e a mistura de amêndoas com cacau, peneirando para deixar a sua massa bem lisinha. Misture somente o suficiente para deixar a massa ficar homogênea;

Transfira sua massa para um saco de confeitar, e em uma esteira de silicone divida sua massa em porções detamanhos aproximados, deixando um espaço entre elas. Bata a forma para retirar possíveis bolhas de ar e deixe descansar por alguns minutos até que forme uma fina camada que ao encostar o dedo, não grude massa na mão;

Leve para assar em forno pré aquecido em temperatura baixa (aproximadamente 150º) até que ele fique crocante. Dependendo do forno, o tempo pode variar de 15 a 30 min.

Deixe seus macarons esfriarem bem, então, adicione o seu recheio (aqui usamos creme de avelã) e, de preferência, sirva após 24h a 48h.

Macaron de chocolate - foto: naminhapanela.com
Os macarons são servidos nas peças da linha Soleil Fábula e Vale. E para complementar a composição, o bule Solei Victoria.

Para conhecer mais sabores do mundo!

Cami
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

CamiNão é uma chef, mas sim uma apaixonada por culinária e compartilha tudo no blog Naminhapanela. O blog surgiu em 2010 e tem a missão de fazer receitas possíveis, com ingredientes simples (e amor) para quem não tem tanto tempo para se dedicar a cozinha!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *