and 28 setembro 2021 Inspirar-se

As flores secas são uma tendência na decoração de casamentos, da casa, da mesa posta e até dos bolos de aniversário. Os arranjos podem ser feitos a partir de flores secas compradas em floriculturas especializadas, ou mesmo a partir de flores e folhas secas feitas em um processo caseiro. Este último, permite que você mesma faça as combinações de flores e cores do seu jeito, ou até mesmo que guarde um buquê de flores ganho em uma data especial de forma funcional, fazendo parte da decoração da casa.

Arranjos de flores secas na decoração da mesa
Arranjos de flores secas na decoração da mesa para um chá da tarde. O infusor de chá dá um toque especial à mesa posta.

As flores secas são práticas para quem não tem muito tempo de molhar as plantas, mas quer ter uma casa aconchegante e com personalidade. Além de remeter a uma atmosfera de aconchego e conforto, algumas folhas e flores preservam um ótimo aroma e perfumam o ambiente.

Processos de secagem

Por ser um processo natural, pode parecer descomplicado. Entretanto, a secagem das flores exige dedicação, paciência, e uma atenção especial para que possam durar bastante tempo. As flores podem ser secas através da secagem ao tempo, no micro-ondas ou com sílica em areia para manterem a tridimensionalidade.

A secagem ao tempo é a mais popular, mas exige tempo! Você deve limpar e tirar o excesso de folhas, e em seguida fazer pequenos buquês e amarrar com barbante. Depois, pendure-os de cabeça para baixo em um local ventilado, preferencialmente escuro e fechado. Depois de seco, o arranjo ainda precisa ser impermeabilizado.

Como combinar as cores das flores secas
Processos de secagem de flores exigem tempo de dedicação, cuidado e paciência.

Uma outra técnica de secagem de folhas e flores é a secagem entre livros. Por ser uma técnica bem mais simples, ela não mantém a tridimensionalidade das flores, mas deixa elas “amassadinhas”. Esse formato é perfeito para enquadrar ou colar as flores sobre alguma superfície.

Não importa a técnica, dá bastante trabalho! Por isso estão surgindo cada vez mais empresas e floriculturas especializadas no processo de secagem de flores. Com isso, os arranjos também estão ficando cada vez mais sofisticados, e é cada vez mais fácil e acessível ter um arranjo de flores secas em casa.

Flores mais indicadas para o processo de secagem

Praticamente todas as flores e folhas podem passar pelo processo de secagem, mas, as mais indicadas, são: as hortênsias, rosas, agerato, magnólia, dedo-de-anjo e mosquitinho.

Mesa posta com flores secas e tons terrosos para chá da tarde
Mesa posta com flores secas e tons terrosos para chá da tarde

Como combinar flores secas

Em geral, as flores secas mantêm as cores mais neutras (com pouca saturação) e em tonalidades terrosas. Nos arranjos, as flores secas geralmente são combinadas com folhas secas de eucalipto, que além de trazerem a cor verde, complementando e combinando com os tons terrosos das flores, também trazem um perfume de frescor para o ambiente. 

Mesa posta com flores secas, tons terrosos e materiais naturais
Mesa posta com flores secas, tons terrosos e materiais naturais.

Como decorar a mesa posta com flores secas

Utilize um arranjo central de flores secas para preencher a mesa e trazer personalidade. Os materiais e texturas naturais compõem muito bem com as flores secas. Opte por jogos americanos produzidos a partir de fibras naturais, tábuas de madeira e guardanapos de linho ou outro tecido mais natural. Para trazer mais vida à mesa, aposte nos tons terrosos: laranja, vermelho, marrom, amarelo mostarda, entre outros. Aqui optamos por usar a coleção Unni Lisse, da Oxford. Ele tem a temática de flores e tons terrosos na estampa.

Porta guardanapo com folhas de eucalipto secas
Porta guardanapo com folhas de eucalipto secas para uma pincelada de verde no decor.

Nessa mesa posta para chá da tarde, aproveitamos para prender um galho seco de folhas de eucalipto em cada guardanapo de tecido com um cordão de fibra natural. 

Entretanto, se o objetivo for trazer sofisticação e elegância para a mesa, combine com elementos dourados. Nessa mesa posta utilizamos o faqueiro Catarina, da Oxford.

Caso queira mais ideias, confira este conteúdo com dez dicas inovadoras para montar mesas postas com flores.

Amanda
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Arquiteta e urbanista, sócia da Arquiteca Projetos Afetivos, experimentando a produção de peças cerâmicas artesanais. Já morou na Hungria e no Rio de Janeiro. É colecionadora de lápis que usa pouco e cadernetas que nunca termina. A astrologia lhe inquieta e uma xícara de café sempre conforta.

Fabíola
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Arquiteta e urbanista, sócia da Arquiteca Projetos Afetivos, atua em projetos de arquitetura e organização de eventos. Desde sempre apaixonada por arquitetura e viagens e, cada vez mais, por gastronomia. Se aventura em pratos novos em busca de sensações inéditas, cozinhando com todo o amor que existe em si. Acredita no poder de transformação das pequenas coisas, seja um gole, uma conversa ou uma flor na mesa.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *