19 março 2018 Fazer do meu jeito

Seja branco, tinto ou rosé, o vinho é uma das bebidas mais antigas do mundo e muito comum em celebrações. Além de ajudar a relaxar, ele pode ser a peça-chave de um belo jantar e oferece uma série de benefícios à saúde. De acordo com o médico Dráuzio Varella, uma das propriedades mais estudadas é o fator de prevenção de doenças cardiovasculares, a maior causa de mortes no  mundo. A bebida tem ação antiplaquetária, pois contribui para a redução dos níveis de lipídios e colesterol, e é um vasodilatador, o que favorece a redução da pressão sanguínea. Se você quer unir o útil ao agradável, ao abrir um vinho considere a possibilidade de reutilização das rolhas que vedam as garrafas.

Imagem: Depois de curtir aquele bom vinho, que tal dar vida nova à rolha que iria para o lixo? Preparamos um passo a passo de um descanso para panelas ou xícaras que reutiliza rolhas de cortiça. Uma peça cheia de personalidade e descomplicada, que une o útil ao agradável. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Depois de curtir aquele bom vinho, que tal dar vida nova à rolha que iria para o lixo? Preparamos um passo a passo de um descanso para panelas ou xícaras que reutiliza rolhas de cortiça. Uma peça cheia de personalidade e descomplicada, que une o útil ao agradável. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Numa era na qual as questões de sustentabilidade estão sendo levadas a sério, o reaproveitamento de materiais tem grande importância e é necessário dar nova vida aos elementos quando chegam ao fim de seu uso. A rolha de cortiça é 100% natural, reciclável, biodegradável e pode ser utilizada na decoração de diversas formas. Por isso, mostramos aqui como aproveitar as rolhas que geralmente vão parar no lixo e te convida a usar a criatividade para criar novos objetos.

Imagem: Em qualquer criação, as rolhas precisam estar limpas para evitar o mau cheiro e a deterioração do material. Para limpá-las, use água morna e detergente neutro. Se quiser tirar as manchas de vinho, utilize um pouco de água sanitária. Absorva o excesso de água com papel toalha e deixe secar naturalmente. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Em qualquer criação, as rolhas precisam estar limpas para evitar o mau cheiro e a deterioração do material. Para limpá-las, use água morna e detergente neutro. Se quiser tirar as manchas de vinho, utilize um pouco de água sanitária. Absorva o excesso de água com papel toalha e deixe secar naturalmente. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Para inspirar, a designer de produto Isabela Schreiber ensina a fazer um descanso para panelas ou xícaras simples que dará um toque especial na hora de servir.

Para fazer essa peça você vai precisar de:

  • Rolhas
  • Cola rápida (tipo Super Bonder)
  • Base para as rolhas
  • Estilete
  • Fita e acessórios para decorar

Passo a passo para fazer o descanso com rolhas:

Imagem: Passo 1: Com um estilete, corte todas as rolhas ao meio. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 1: Com um estilete, corte todas as rolhas ao meio. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 2: Cole as rolhas em uma base com a cola rápida. Neste caso, utilizamos uma bolacha para copos. Comece do centro para fora, formando uma flor. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 2: Cole as rolhas em uma base com a cola rápida. Neste caso, utilizamos uma bolacha para copos. Comece do centro para fora, formando uma flor. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 3: Na última fileira, intercale as rolhas com uma fita, em zig zag, fixando com um pingo de cola. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 3: Na última fileira, intercale as rolhas com uma fita, em zig zag, fixando com um pingo de cola. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 4: Finalize colando uma flor para dar acabamento à peça. Você também pode investir em outros acessórios para decorar. Use sua criatividade e coloque os detalhes que quiser. Quanto maior a base, maior a peça vai ficar. Você pode usar qualquer material que seja mais firme para colar as rolhas. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 4: Finalize colando uma flor para dar acabamento à peça. Você também pode investir em outros acessórios para decorar. Use sua criatividade e coloque os detalhes que quiser. Quanto maior a base, maior a peça vai ficar. Você pode usar qualquer material que seja mais firme para colar as rolhas. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: A designer Isabela Schreiber lembra que outros itens podem ser criados a partir das rolhas como vasos de flores, apoio de panela ou ainda um divertido painel de recados. Você pode fazer ainda luminárias, imãs de geladeira, puxadores para móveis, rótulo para horta e almofadas para alfinetes. Use a imaginação. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

A designer Isabela Schreiber lembra que outros itens podem ser criados a partir das rolhas como vasos de flores, apoio de panela ou ainda um divertido painel de recados. Você pode fazer ainda luminárias, imãs de geladeira, puxadores para móveis, rótulo para horta e almofadas para alfinetes. Use a imaginação. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Por: Elida Hack Ruivo

    Gostou? Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *