06 abril 2018 Comer e Beber

Carmem Miranda divulgou ao mundo a diversidade de frutas brasileiras através de seu famoso arranjo na cabeça. Abacaxi, manga, banana, caju, maracujá. Além de saudáveis, refrescantes e deliciosas, as frutas combinam muito bem com a culinária e o clima tropical do país, sendo um importante ingrediente em receitas de todas as regiões. Esse creme de manga é um exemplo disso. 

Imagem: Frutas típicas brasileiras são as estrelas de pratos doces e salgados, conferindo mais sabor e aroma às receitas. Combinações clássicas e inusitadas desafiam a criatividade dos chefs e buscam conquistar o paladar de quem está aberto a novas experiências gustativas. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Frutas típicas brasileiras são as estrelas de pratos doces e salgados, conferindo mais sabor e aroma às receitas. Combinações clássicas e inusitadas desafiam a criatividade dos chefs e buscam conquistar o paladar de quem está aberto a novas experiências gustativas. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Se no sul a colonização alemã deixou como legado as famosas cucas feitas com frutas como goiaba e uva, no nordeste a carambola é uma das queridinhas no preparo de doces típicos. A chef Cris Leite, professora do Senac Rio e da Escola de Gastronomia Mise en Place, no Rio de Janeiro (RJ), costuma viajar por todo o Brasil para conhecer os sabores e ingredientes populares em cada estado. Ela vê nas frutas tropicais a possibilidade de caracterizar uma receita, mas revela que o segredo é utilizá-las frescas. “Assim ficam mais nutritivas e saborosas”, ensina. Rodrigo Fonseca, chef e sócio-gerente do Taste-Vin, restaurante e loja de vinhos em Belo Horizonte (MG), também utiliza frutas como componente principal de alguns de seus pratos. “Com a abundância que temos, as possibilidades são imensas”. Selecionamos uma receita incrível da chef Cris Leite para você colocar em prática nos dias mais quentes. Bom apetite!

Ingredientes da receita

  • 400 g de manga Haden
  • 200 g de sorvete de creme
  • 10 ml de suco de limão
  • 20 ml de sumo de gengibre ralado

Modo de preparo do creme de manga indiano

  • Lave e descasque a manga. Reserve parte da casca para a decoração e corte em tiras finas.
  • Liquidifique a manga com o sorvete, o sumo do gengibre e o suco de limão.
  • Leve para gelar em taças por 30 minutos.
  • Decore o creme de manga com as fatias da casca.

 Rendimento: 6 porções

 

Imagem: Para servir o Creme de Manga Indiano, a chef Cris Leite sugere uma tigela grande de louça bem bonita ou então de maneira individual colocando porções em taças de cristal ou potinhos de porcelana. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Para servir o Creme de Manga Indiano, a chef Cris Leite sugere uma tigela grande de louça bem bonita ou então de maneira individual colocando porções em taças de cristal ou potinhos de porcelana. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Por: Gabriela Morateli

Outras receitas refrescantes e com frutas:
Salsa de manga
Ceviche de banana da terra

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *