and 09 maio 2018 Fazer do meu jeito

Quer criar uma atmosfera alegre e acolhedora dentro de casa, de um jeito rápido e fácil? Enfeite o ambiente com flores. Pode ser algo simples, como algumas hastes colocadas displicentemente num vaso, ou um arranjo de flores mais elaborado, feito com rosas, como o que vemos na foto. É fácil de fazer e o efeito é surpreendente!

 

Uma curiosidade: o costume de usar flores para adornar casas ou templos vem desde o início da civilização humana. Os egípcios antigos, por exemplo, já tinham o hábito de arrumar flores em vasos cerca de 2.500 anos antes da Era Cristã. Além do aspecto decorativo, as flores também têm importância como alimento, remédio, fonte de beleza, e em rituais de todos os tipos, religiosos, folclóricos, e amorosos.

 

E por falar em amor, vamos te ensinar a fazer este arranjo de flores em forma de coração, perfeito para complementar a mesa de almoço do Dia das Mães que se aproxima. Quer apostar como vai aquecer o peito e aumentar os batimentos cardíacos da mamãe?

Para fazer este arranjo você vai precisar de:

  • Espuma floral em forma de coração
  • Flores
  • Tesoura
  • Recipiente para água (pode ser um regador, bule ou jarra)

Passo a passo para a montagem do arranjo floral:

Imagem: Passo 1: Reúna todo o material necessário e coloque a espuma floral sobre um prato. Foto: Cacá Bratke.

Passo 1: Reúna todo o material necessário e coloque a espuma floral sobre um prato. Foto: Cacá Bratke.

 

Imagem: Passo 2: Com cuidado, derrame água sobre toda a espuma floral, até que ela fique bem úmida. Foto: Cacá Bratke.

Passo 2: Com cuidado, derrame água sobre toda a espuma floral, até que ela fique bem úmida. Foto: Cacá Bratke.

 

Imagem: Passo 3: Corte os caules das flores do tamanho certo para espetar na base de espuma. Foto: Cacá Bratke.

Passo 3: Corte os caules das flores do tamanho certo para espetar na base de espuma. Foto: Cacá Bratke.

 

Imagem: Passo 4: Primeiro, espete as rosas para fazer o contorno do coração. Foto: Cacá Bratke.

Passo 4: Primeiro, espete as rosas para fazer o contorno do coração. Foto: Cacá Bratke.

 

Imagem: Passo 5: Adicione uma segunda carreira de flores, seguindo o traçado da primeira, sem deixar espaço entre elas. Foto: Cacá Bratke.

Passo 5: Adicione uma segunda carreira de flores, seguindo o traçado da primeira, sem deixar espaço entre elas. Foto: Cacá Bratke.

 

Imagem: Passo 6: Depois de preencher toda a frente do arranjo com flores, é hora de cobrir as laterais. Foto: Cacá Bratke.

Passo 6: Depois de preencher toda a frente do arranjo com flores, é hora de cobrir as laterais. Foto: Cacá Bratke.

 

Imagem: Passo 7: Para finalizar, faça uma composição com pratos, bowls e xícaras, criando pilhas de várias alturas. Isso irá dar movimento ao conjunto. Posicione o arranjo de flores na vertical. Por último, coloque um pouco de musgo dentro das tigelas e xícaras. Foto: Cacá Bratke.

Passo 7: Para finalizar, faça uma composição com pratos, bowls e xícaras, criando pilhas de várias alturas. Isso irá dar movimento ao conjunto. Posicione o arranjo de flores na vertical. Por último, coloque um pouco de musgo dentro das tigelas e xícaras. Foto: Cacá Bratke.

Mais dicas:

  • Para este tipo de arranjo, as flores mais indicadas são aquelas que tem botões vistosos, com muitas pétalas, como rosas, lisianthus, cravos e crisântemos.
  • Outras ideias de cor: vale mesclar dois tons de cor de rosa, fazer o coração todo vermelho, ou fazer o contorno vermelho e o miolo branco.
  • O arranjo floral em formato de coração também faz bonito em outras datas comemorativas, como  Dia dos Namorados, Dia dos Pais, aniversário de casamento, etc.
  • Se não for montar o arranjo logo depois de comprar as flores, conserve-as num vaso com água fria, em lugar fresco. Corte os caules na diagonal, com uma faca sem serra ou uma tesoura de poda.

 

Texto: Biti Averbach
Realização: Cláudia Pixu

Biti
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

BitiJornalista especializada em lifestyle, moda e beleza, trabalhou como editora nas revistas Marie Claire e QUEM. Colaborou com veículos como Folha de São Paulo, Claudia, Elle, iCasei e FFW. Curiosa e detalhista, adora design, gastronomia, fotografia, moda, viagens e tecnologia.

    Gostou? Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *