and 04 junho 2021 Sem categoria

Taças de cristal tornam a degustação do vinho um momento ainda mais gostoso pois aguçam sabores e permitem que o vinho seja analisado em todos os seus aspectos. A transparência do cristal permite que características visuais como a tonalidade da cor e a limpidez do vinho sejam observadas.

Conheça Alumina Crystal e Crystal Handmade, as linhas de cristal da Oxford.

Já a porosidade do cristal ajuda na liberação de aromas, permitindo a degustação completa da bebida. Outro ponto positivo são as bordas mais finas presentes em taças feitas de cristal.

Taças x Vinho

Que as taças de cristal são grandes aliadas da degustação do vinho, nós já sabemos. Mas outro fator importantíssimo para saborear a bebida com perfeição é a escolha da taça para cada tipo de vinho que traz a tona o melhor de cada uva. Confira a seguir um pequeno guia para te ajudar na escolha dos modelos.

O cristal traz suavidade ao saborear o vinho.

Proper

O design da linha tem o objetivo de extrair o melhor do vinho. Os efeitos presentes na parte interna da peça, contribuem para a melhor performance das bebidas que serão degustadas, nesse caso o vinho. Isso ocorre por conta das características do cristal: mais poroso que o vidro com micro porosidades na sua “parede” que auxiliam na quebra das moléculas olfativas e gustativas das bebidas.

Linha Proper, o mais recente lançamento Alumina Crystal.

Linha Slim, taça Chardonnay

A taça Chardonnay da linha Slim de Alumina Crystal, é indicada para a degustação de vinhos brancos com ou sem passagem em barricas de carvalho. O seu design com bojo menor é ideal para aerar os vinhos brancos, isto é, o vinho respira e assim é possível extrair os aromas presentes nestes vinhos.

Taça Bordeaux

Para taças Bordeaux como as da Handmade Crystal, são indicados vinhos de médio corpo a encorpados tanto em taninos quanto em acidez: “como se fosse um suco de laranja”. Outra ótima pedida são os vinhos aveludados produzidos com a uva Cabernet Sauvignon, Shiraz, Malbec, Sangiovese, Barbera, Tempranillo, Merlot, Carménère.

Peças feitas à mão com o mais puro cristal compõem a linha Handmade Crystal.

Taça Grand Cru

A taça Grand Cru é ideal para a degustação de vinhos encorpados com a untuosidade bem marcada, características presentes em vinhos com passagem por Carvalho e com mais tempo de maturação em garrafa. Seu bojo comprido e boca mais estreita são perfeitos para os vinhos de guarda “respirarem”. Experimente na taça Gran Cru: Cabernet Sauvignon, Vinhos Bordeaux, Super Toscano, Rioja estruturados.

Agora que você já sabe como harmonizar a escolha do vinho com cada modelo de taça, deguste a bebida com perfeição e aproveite para comemorar o dia nacional do vinho em grande estilo.

Confira também: queijos e vinhos: a harmonização perfeita!

Fernanda Beier
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Fernanda Beier

Lucas
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

LucasSommelier e professor de Gastronomia formado pela Univille-SC. Especialista em Finanças pela FCJ-SC e em Aperfeiçoamento em Serviços e Gestão pelo Senac Campos do Jordão-SP. Mestrando em Ciência Animal pela Unoeste-SP. Falar, vivenciar, partilhar gastronomia é com ele! Acredita que as viagens a trabalho ou familiares são necessárias para se recriar sempre. Tem certeza de que a gastronomia pode unir culturas, costumes, saberes e pessoas para um bom bate papo!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *