Vamos mergulhar no universo mediterrâneo e trazer sabores deliciosos para uma refeição sem pressa. Além de aprender como fazer homus tahine, vamos te mostrar como montar uma mesa deliciosa, colorida e com uma variedade de sabores inesquecíveis.

Mezzes
A culinária do Oriente Médio e Mediterrâneo nos presenteia com as mezzes, que é uma seleção de pratos para aperitivos ou refeições leves que tem como principal característica ter na sua base grãos e especiarias.
Pastas como o homus, o babaganoush e a coalhada, geralmente vem acompanhadas de pães pita, azeitonas, legumes frescos e fermentados.
A ideia é servir uma refeição descontraída, que na maioria das vezes, se come com as mãos.

Homus Tahine
Sem dúvida, o homus é um dos preparos mais conhecidos. Tendo como base o grão de bico e o tahine (uma pasta de gergelim), além de delicioso, pode ser servido em diferentes sabores, por exemplo:
- Adicione cenoura cozida e tenha uma pasta de cor vibrante e deliciosa;
- Ou então, adicione beterraba;
- Você pode também adicionar espinafre ou ervas como manjericão e salsa.
Como fazer homus
Ingredientes
- 500 g de grão de bico cozido;
- 1 dente de alho;
- 2 colheres de sopa de tahine;
- ½ xícara da água do cozimento do grão;
- sal e pimenta do reino a gosto;
- 2 colheres de sopa de azeite.
Modo de fazer
- O ideal é usar o grão de bico ainda quente e cozido até ficar bem macio;
- Então, em um processador ou liquidificador, misture o grão de bico, o alho, o tahine, o azeite, o sal e a pimenta e bata até formar uma pasta bem cremosa;
- Se necessário, adicione a água do cozimento aos poucos até ficar com uma textura aveludada e ideal para passar em pães e torradas.

Dicas para fazer o homus perfeito
Antes de mais nada, sim fazer homus é super simples. Mas eu vou te contar alguns segredos que vão deixar seu homus ainda mais perfeito.
- O ideal é deixar seu grão de bico por no mínimo 24h. Além de ajudar a cozinhar mais rápido, também melhor muito a digestão desse grão. Se o dia estiver muito quente, pode realizar esse processo na geladeira. Mas lembre, água do molho deve ser descartada e os grãos lavados;
- Essa é a dica de ouro para você anotar! Adicione temperos ao cozimento do grão de bico. Louro, alho, cominho, gengibre, são algumas das possibilidades;
- Se você quer um creme bem liso, o ideal é bater seu homus no liquidificador. Mas, se você não se importa com um visual mais rústico, o processador ou o mixer de mão, são ótimas opções;
- Sem dúvida, adicionar limão ao homus deixa ele ainda mais gostoso. Mas, para aumentar a durabilidade da sua pasta, deixe para adicionar só na hora de servir.

 
                         
                         
                        
Deixe um comentário