Trufas de chocolate

05 abril 2022 Comer e Beber

É provável que só de olhar as fotos dessas trufas de chocolate você já tenha vontade de correr para a cozinha. Afinal, com 2 bases super simples você vai aprender 4 sabores deliciosos do doce e claro, ainda vai poder abusar da criatividade para criar uma variedade maior ainda.

Trufas de chocolate - foto: naminhapanela
Uma receita extremamente simples e perfeita para presentear quem você ama!

O que é preciso para fazer trufas?

As trufas são doces que tem como base o creme ganache e podem ter sabores variados. A versão mais comum é a de chocolate coberta de cacau em pó, super fácil de fazer e deliciosa.

O grande segredo para o preparo do doce, certamente é chegar na proporção certa de gordura (geralmente creme de leite) e chocolate para que você consiga ter a textura correta para moldar.

Além disso, é possível achar não só listas de ingredientes diferentes, como também modos de preparo variados. Mas aqui, a minha proposta é te oferecer uma receita extremamente simples para você não ter muito trabalho.

Como armazenar minhas trufas?

Certamente, em boa parte do Brasil, o clima quente não é muito amigo das trufas de chocolate. Isso porque elas tendem a ficar mais moles (assim como o chocolate) em temperaturas mais altas.

Dessa maneira, o ideal é armazenar em um pote hermeticamente fechado na geladeira e de preferência, em prateleiras onde a temperatura são mais altas, dessa forma você consegue manter a cremosidade sem perder a estrutura.

Porém, se as temperaturas onde você mora ficam abaixo de 18º é possível ter uma maior durabilidade sem precisar do armazenamento na geladeira.

Trufas de chocolate - foto: naminhapanela
O prato Ryo é perfeito para o dia a dia e foi usado como peça de apoio no preparo dessa receita.

4 opções de sabores

Como falei anteriormente, eu vou te ensinar a fazer 4 opções de sabores deliciosos. Possivelmente será difícil escolher seu favorito. Mas, com toda a certeza, a melhor parte é saber que você vai usar somente 2 bases.

Aqui você vai aprender a fazer os 4 sabores abaixo:

  • Chocolate ao leite com toque de café e cobertura de castanha
  • Chocolate amargo com cacau

E as versões de chocolate branco:

  • Chocolate branco com toque de limão com cobertura de leite em pó
  • Chocolate branco com coco

Sugestão para presentear

Sem dúvidas, presentear com comida é uma delícia. Principalmente quando é você quem vai para a cozinha e consegue passar todo o carinho para a receita que está preparando.

Essas trufas são ótimas opções e eu tenho certeza, que vão deixar quem receber em estado pleno de felicidade.

Mas, é importante pensar não só no conteúdo, mas também na embalagem. Já preparei verdadeiras delícias onde a embalagem fez tanto ou mais sucesso do que a receita em si.

Trufas de chocolate - foto: naminhapanela
O Pote Bahia é perfeito para presentear e as manteigueiras são ótimas aliadas do mise en place de qualquer receita.

Quer mais dicas de comidinhas para dar de presente?


Receita trufas de chocolate

Ingredientes base chocolate preto

  • 350 g de chocolate (pode ser ao leite, meio amargo ou amargo)
  • 1/2 xícara de creme de leite fresco

Ingredientes base chocolate branco

  • 250 g de chocolate branco
  • 1/3 de xícara de creme de leite fresco

Ingredientes variação de sabores

  • 1 e 1/2 colher de sopa de café solúvel (trufa de café)
  • 1 colher de sopa de raspas de limão (trufa de chocolate branco com limão)
  • 2 colheres de chá de conhaque ou whisky (trufa tradicional – opcional)
  • Cacau em pó, coco ralado sem açúcar, leite em pó, raspas de limão e castanha de cajú picada para cobertura

Modo de preparo

Para ambas as bases, comece esquentando o creme de leite fresco até que comece a ferver e, fora do fogo, adicione o chocolate picado.

Misture bem para formar um creme bem liso, onde o chocolate esteja bem derretido.

Abaixo confira os direcionamentos para as 4 versões:

  • Para a versão com café, sugiro escolher o chocolate ao leite. E logo após o passo acima, adicione o café solúvel diluído em 1 colher de chá de água quente (vai formar uma calda). Fica uma delícia com a cobertura de castanha, ou qualquer outra oleaginosa.
  • Na versão tradicional de chocolate preto, não é necessário adicionar mais nada. Mas caso deseje uma versão alcóolica adicione a bebida conforme a quantidade sugerida acima. Finalize com uma camada generosa de cacau em pó.
  • A versão mais simples de chocolate branco fica incrível coberta com coco ralado. E se quiser deixar ainda mais gostoso, experimente rechear com 1 avelã torrrada.
  • Para a versão de chocolate branco com limão, misture as raspas junto com creme e finalize cobrindo com leite em pó misturado com raspas de limão.

Logo após finalizar as misturas, leve seus cremes à geladeira por no mínimo 4h e de preferência de um dia para o outro.

Trufas de chocolate - foto: naminhapanela
Da esquerda para direita: Chocolate branco com limão coberta com chocolate em pó, Tradicional de chocolate amargo com cobertura de cacau em pó, Chocolate branco com cobertura de coco e, por fim, Chocolate ao leite com toque de café coberta com castanhas.
Carregando produtos da loja...

Dicas importantes

  • Escolher chocolates de boa qualidade farão toda a diferença no resultado final da sua receita. Isso porque esse é o ingrediente base e em maior quantidade, com isso o seu sabor fica bastante presente;
  • Nunca opte por chocolates fracionados. Estas versões não possuem um sabor tão agradável para esse tipo de receita;
  • Sempre que trabalho com chocolate, tendo a priorizar o creme de leite fresco, isso porque o processo de derretimento é bem mais fácil, principalmente o do chocolate branco;
  • Abuse da sua criatividade. Ou seja, invente novos sabores, recheios e combinações. Só tome cuidado com a adição de líquidos ao seu creme já que isso pode influenciar na textura final das suas trufas.
Compartilhe

Cami
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Não é uma chef, mas sim uma apaixonada por culinária e compartilha tudo no blog Naminhapanela. O blog surgiu em 2010 e tem a missão de fazer receitas possíveis, com ingredientes simples (e amor) para quem não tem tanto tempo para se dedicar a cozinha!

Comentários

Uma resposta para “Trufas de chocolate”

  1. Elaine Zambonin disse:

    Amei as receitas das trufas!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *