Torta de chocolate perfeita

25 março 2022 Comer e Beber

Se você ama sabores intensos, com toda a certeza vai amar essa torta de chocolate. Além de fácil de fazer, ela fica cremosa e por causa do cacau, seu sabor fica ainda mais incrível.

Torta de chocolate perfeita - foto: naminhapanela
Deliciosa e fácil de fazer, essa torta é a sobremesa perfeita para você!

Receita com cacau

O cacau é sem dúvidas um dos ingredientes mais importantes dessa receita. Isso porque ele traz o sabor intenso e puro do chocolate, que combinado com os demais ingredientes, deixa a mistura na dose certa de doçura.

Por isso, é imprescindível que você não troque esse ingrediente por chocolate em pó e principalmente achocolatado. Isso, certamente, vai alterar completamente o resultado final da sua receita.

O cacau é um ótimo ingrediente para ter sempre na despensa, afinal, ele é super versátil e você pode usar em bolos, biscoitos e até mesmo em bebidas.

Na hora de comprar o seu ingrediente é super importante conferir se o único ingrediente é o cacau. Nada de misturas ok?

Dicas para a torta perfeita

Como falei, essa torta é, de fato, super fácil de fazer. Ainda assim, se você seguir algumas dicas, o resultado vai ser ainda mais perfeito, como por exemplo:

  • Cuidado com as alterações na receita. Como falei antes, o cacau é um dos únicos ingredientes que eu não indico trocar. Porém, caso deseje, você pode substituir o chocolate meio amargo pela versão amarga. Assim como pode utilizar um chantilly já pronto e diminuir o seu trabalho;
  • Forma de fundo removível é essencial? Não! Você pode fazer sua torta em qualquer forma. Mas com essa opção, é mais fácil desenformar sua torta na hora de servir. Além disso, forrar o fundo com um papel manteiga, facilita na hora de transferir a torta para o prato onde vai servir;
  • Que biscoito usar para a base? Se você tiver dificuldades para achar um biscoito de chocolate, você pode utilizar a versão recheada retirando o creme do meio, ou até mesmo utilizar um biscoito caseiro;
  • Creme de leite fresco, a melhor opção para sua receita. Certamente eu indico usar a versão fresca do creme de leite, que contém mais gordura e trará mais estrutura e sabor para a sua torta. Porém, no creme é possível usar outras versões do ingrediente também. Porém, se você optou por fazer o seu chantilly, não é possível fazer essa substituição.
Torta de chocolate perfeita - foto: naminhapanela
Sua torta fica ainda mais perfeita servida nos pratos Serena Balé. E para completar, as colheres do faqueiro Paris deixam a combinação ainda mais charmosa.

Sugestões para variar nos sabores

Certamente, a mistura que apresento aqui é incrível. A casquinha crocante, com o creme intenso de chocolate, finalizado com o chantilly, cacau e nibs é o que chamo de combinação perfeita.

Porém, é possível utilizar a mesma base e trazer sabores diferentes para a sua torta de chocolate. Por exemplo, que tal trocar o chantilly por frutas vermelhas frescas ou até mesmo morangos? Impossível resistir a essa mistura né?

Além disso, você pode finalizar com nuts crocantes, trazendo ainda mais sabor para a sua mistura.

Na massa, que tal acrescentar café? Basta diluir 2 colheres de café solúvel em 3 colheres de sopa de água quente para formar uma calda a ser misturada no seu creme.

Receita torta de chocolate perfeita

Torta de chocolate perfeita - foto: naminhapanela
3 camadas de sabor, deixam essa torta incrivelmente deliciosa!

Ingredientes base biscoito

  • 150 g de biscoito de chocolate
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 e 1/2 colher de sopa de manteiga

Ingredientes creme de chocolate

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 gemas
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 90 g de chocolate meio amargo
  • 1/2 xícara de creme de leite

Ingredientes chantilly

  • 1 xícara de creme de leite fresco bem gelado
  • 2 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo

Comece preparando a sua base de biscoito. Para isso, processe seus biscoitos até formar uma farofa bem fina. Misture então a sua manteiga (em ponto de pasta) e a baunilha até formar uma massinha.

Então, cubra a base da sua forma criando uma camada bem uniforme. Leve ao forno pré aquecido em temperatura média, por aproximadamente 15 min. Reserve.

Enquanto isso, misture em uma panela o leite condensado, o cacau e as gemas e misture bem. Quando o creme estiver uniforme, leve ao fogo e mexendo sempre, deixe cozinhar até que comece a desgrudar do fundo da panela. Quando isso acontecer, retire do fogo e misture o chocolate em pedaços e o creme de leite até que vire um creme liso e brilhante.

Em seguida, despeje o seu creme ainda quente por cima da camada de biscoito (que deve estar em temperatura ambiente). Leve à geladeira por 3h a 4h.

1h antes de servir, prepare seu chantilly batendo o creme de leite fresco com o açúcar até formar um pico firme, espalhe por cima da sua torta e leve a geladeira para acabar de gelar.

Finalize salpicando cacau em pó e desejar um toque crocante, adicione também, nibs de cacau.

Torta de chocolate perfeita - foto: naminhapanela
Impossível resistir a intensidade de sabor e a cremosidade dessa receita.
Carregando produtos da loja...

Mais delícias com chocolate

Compartilhe

Cami
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Não é uma chef, mas sim uma apaixonada por culinária e compartilha tudo no blog Naminhapanela. O blog surgiu em 2010 e tem a missão de fazer receitas possíveis, com ingredientes simples (e amor) para quem não tem tanto tempo para se dedicar a cozinha!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *