and 14 abril 2021 Comer e Beber

Confira duas receitas que misturam café com chocolate para preparar em casa

Que tal aproveitar o tempinho de folga para preparar receitas que misturam o melhor de dois mundos: café e chocolate? 

Imagem: Sirva as receitas utilizando canecas, copos transparentes, tábuas e tigelas para tornar esse momento ainda mais especial e aconchegante.

Sirva as receitas utilizando canecas, copos transparentes, tábuas e tigelas para tornar esse momento ainda mais especial.

Por aqui nós preparamos o clássico Mocha Chocolate e um Choco Doppio, que é uma receita exclusiva de café com chocolate do Soul Cafés & Companhias. Então, vamos ao passo a passo? Assim você poderá preparar essas receitas em casa também.

Choco Doppio

Imagem: Café com chocolate é a combinação prefeita para os dias frios. A experiência fica ainda melhor se as receitas forem preparadas em uma caneca grande.

Café com chocolate é a combinação prefeita, especialmente para aqueles dias mais preguiçosos. Ou até para experimentar coisas novas na cozinha. Use uma caneca grande como a Chocolate Mug para a sua experiência ficar ainda melhor!

Essa é uma receita de chocolate quente, vaporizado com leite, e com uma dose dupla de expresso. Vamos preparar essa receita por partes:

Chocolate Quente

  • 120 ml de leite quente
  • 15 g de achocolatado da sua preferência

O leite deve estar bem vaporizado. Nas cafeterias eles fazem isso utilizando o bico vaporizador da máquina de expresso. Em casa, você pode esquentar o leite e agitar bem ao misturá-lo com o chocolate para deixá-lo mais cremoso. Ao final, com o ganho de volume, o chocolate quente ficará com mais ou menos 150 ml.

Duplo Expresso

  • 15 g a 19 g de café torrado e moído, preferencialmente café especial
  • Água quente

Na cafeteria o preparo do café é feito na máquina de expresso, em casa você pode usar a cafeteira francesa ou o método de sua preferência. O resultado final deve ser de aproximadamente 85 ml de café.

Caso não saiba fazer o preparo do café na prensa francesa, recomendamos dar uma olhadinha neste conteúdo que explica tudo sobre os métodos de preparo.

Misture o café com chocolate:

Por fim, escalde a caneca com água quente. Despeje o chocolate quente na caneca e, em seguida, o duplo expresso no centro.

Sugerimos que você polvilhe o café com cacau em pó para um resultado ainda mais bonito e gostoso.

Mocha Chocolate

Imagem: Mocha Chocolate: uma mistura de três partes iguais de leite, calda de chocolate e café.

Mocha Chocolate é uma mistura de três partes iguais de: leite, calda de chocolate e café.

O Mocha Chocolate, ou Mocaccino é uma bebida deliciosa de café com chocolate, que cria um efeito visual muito bonito. A receita é feita com três partes iguais:

  • Calda de chocolate (na versão ao leite ou chocolate amargo)
  • Café expresso
  • Leite vaporizado

Originalmente essa receita é preparada com café expresso, mas em casa você pode utilizar o método de preparo de sua preferência, assim como na receita do Choco Doppio.

Para um copo, aproximadamente 50 ml de cada camada é o suficiente. Adicione as três camadas na seguinte ordem e a bebida estará pronta: leite vaporizado com espuma, calda de chocolate e expresso. A calda e o expresso descem naturalmente pela diferença de densidade.

Misture o café com o chocolate antes de beber, para que todos os elementos da receita fiquem em harmonia. Se não, a calda de chocolate ficará toda no fundo.

Se você quiser um resultado ainda mais bonito, utilize uma caneca ou um copo transparente que permita observar as diferentes camadas da bebida.

Dica: outra forma de fazer a espuma do leite em casa

Além de esquentar o leite e agitar bem, você pode conseguir um resultado ainda melhor usando a prensa francesa. Ao preparar o leite com esse método, você obterá mais espuma. Entretanto, é necessário limpar muito bem a prensa depois de usar para garantir que não fique um pouco de leite dentro – o que pode prejudicar o seu próximo preparo de café.

Amanda
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Arquiteta e urbanista, sócia da Arquiteca Projetos Afetivos, experimentando a produção de peças cerâmicas artesanais. Já morou na Hungria e no Rio de Janeiro. É colecionadora de lápis que usa pouco e cadernetas que nunca termina. A astrologia lhe inquieta e uma xícara de café sempre conforta.

Fabíola
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Arquiteta e urbanista, sócia da Arquiteca Projetos Afetivos, atua em projetos de arquitetura e organização de eventos. Desde sempre apaixonada por arquitetura e viagens e, cada vez mais, por gastronomia. Se aventura em pratos novos em busca de sensações inéditas, cozinhando com todo o amor que existe em si. Acredita no poder de transformação das pequenas coisas, seja um gole, uma conversa ou uma flor na mesa.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *