Pão de fubá sem glúten

17 outubro 2022 Comer e Beber

Ainda em ritmo de comemoração pelo dia do pão (16/10), uma receita à base de fubá de um delicioso pão sem glúten! Adeptos da alimentação glúten-free por necessidade ou opção, essa versão de pão fatiado é leve e cheia de sabor. Vamos aprender a fazê-la?

Imagem: pão de fubá servido em tábua migalheira em mesa posta com pratos azul claro.
Uma mesa de café da tarde especial com pão sem glúten fresquinho e o azul encantador da coleção Ryo Blue Bay. Fotos: Cozinhando com Elis.
Carregando produtos da loja...

Ingredientes para o pão sem glúten

  • 3 ovos
  • 220 g de leite
  • 330 g de fubá
  • 60 g de manteiga sem sal
  • 20 g fermento biológico
  • Sal

Modo de Preparo

Primeiramente, coloque em um panela dois terços do leite, o fubá, o sal e a manteiga. Deixe cozinhar em fogo baixo durante 10 minutos, misturando os ingredientes vigorosamente e sem parar. Utilize um fouet para facilitar o processo. Assim que a mistura adquirir a consistência de polenta, deligue o fogo e deixe esfriar.

Agora, em uma tigela grande bata 3 gemas de ovo até ficarem cremosas, reserve as claras. Em outro recipiente dilua o fermento no que restou de leite. Junte as gemas ao fermento com leite e novamente misture com o fouet até formar um creme homogêneo e aveludado.

Aos poucos, adicione esse creme à mistura de farinha feita no primeiro passo e bata tudo até que todos os ingredientes sejam incorporados. Logo depois, bata as claras em neve. Misture as claras na massa aos poucos e com o auxílio de uma espátula de silicone misture tudo delicadamente.

Imagem: pão de fubá servido em tábua migalheira em mesa posta com pratos azul claro.
Para servir e fatiar o seu pão, uma ótima opção é a tábua migalheira que acompanha faca para pão e compartimento para migalhas.

Truque na hora de assar o pão sem glúten

Assim como fizemos na receita de Pão de Azeitonas, preaqueça o forno a a 180°C com uma assadeira ou panela dentro por 20 minutos. Em paralelo, unte formas para pão de forma do modo que preferir e com a ajuda de uma espátula preencha cerca de dois terços da forma com a massa do pão e alise.

Imediatamente, antes de levar a forma ao forno, despeje 50 ml de água na assadeira aquecida e em seguida leve a massa para assar. Dessa forma, um vapor tomará conta do forno o que será ótimo para deixar a casca do pão crocante e o interior macio. Deixe assar por aproximadamente 25 minutos. Assim que pronto, desenforme e deixe esfriar em uma grade.

Essa receita de rende em média 6 pães feitos na forma de pão inglês de 10 cm de comprimento. Certamente, uma receita leve, saudável e que traz muita praticidade ao dia a dia.

Carregando produtos da loja...

Pão integral de frigideira: fácil de fazer e saudável!

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *