Matchá: 3 receitas fáceis para o inverno

and 19 julho 2022 Comer e Beber

Matchá é o nome do broto do chá verde em pó ou moído. Além da tradicional cerimônia do chá oriental, e de ser o chá mais popular no Japão, o matchá está caindo no gosto dos ocidentais. Famoso pelo poder de acalmar a mente e ter muitos antioxidantes, este chá verde combina muito bem com outros ingredientes, como chocolate branco e leite, e nos possibilita preparar receitas deliciosas e surpreendentes.

O matchá é vendido em pó e pode ser dissolvido em água numa proporção 1:2

A produção do matchá é demorada e trabalhosa: todo o processo pode levar até 20 dias. Antes mesmo da colheita do matchá, as plantas de chá são cobertas para evitar a luz solar direta. Esse processo faz com que as folhas tenham um tom verde mais escuro e produzam mais aminoácidos. Depois, apenas os melhores brotos de chá são colhidos manualmente. Então as folhas são deixadas esticadas para secar e sofrer uma deterioração. Nesse estado são conhecidas como tencha. O tencha, por sua vez, é moído e dá origem ao pó conhecido como matchá.

Benefícios

O matchá é muito conhecido pelo seu poder de acalmar a mente e pela grande quantidade de antioxidantes. E esse é só o começo! Listamos alguns dos principais benefícios que este chá verde pode proporcionar quando incluído na dieta diariamente:

  • Ajuda a combater o estresse mental e psicológico.
  • Tem alto poder revitalizante e ajuda na concentração. Inclusive, muitas pessoas estão substituindo o café durante a tarde por matchá.
  • Possui uma grande quantidade de antioxidantes. Isso significa que ele é um reforço na luta do nosso corpo contra os radicais livres – que provocam o envelhecimento precoce.
  • A bebida contribui para a diminuição da retenção de líquidos no nosso organismo, e reduz o inchaço do corpo.
  • Tem um antioxidante que ajuda a enviar ao nosso cérebro a informação de que o estômago está cheio e proporciona a sensação de saciedade.

Como dissolver

O matchá é vendido em pó e tem um sabor amargo. Para dissolver o pó use essa proporção: uma colher de sopa de matchá para 2 colheres de sopa de água.

Primeiramente aqueça a água até praticamente o ponto de fervura. Logo depois, coloque essa água em um recipiente com matchá e mexa até que o pó se dissolva completamente. Se você preferir um chá mais suave, acrescente um pouco mais de água.

Receita: Matchá latte

A receita mais simples de todas!

Ingredientes:
1 colher (de sopa) de matchá dissolvido em ¼ de xícara de água.
¾ de xícara de leite quente

Essa receita é super simples! Primeiramente dissolva o matchá na água quente e adicionar o leite quente. Para deixar a bebida mais saborosa, espume o leite antes de misturá-lo com o matchá. O ideal é usar um espumador de leite.

Matchá latte: fácil e rápido. Fica lindo servir em um recipiente transparente como o copo de parede dupla da Oxford.

Você pode usar leite vegetal para tornar a bebida vegana. Se preferir bebidas mais adocicadas, nossa sugestão é utilizar uma pequena quantidade de mel, bem como açúcar mascavo na mistura.

Essa receita rende uma caneca.

Receita: Chocolate branco com matchá

Uma receita simples e saborosa com matchá para aquecer o inverno.

Ingredientes:

¼ xícara de chocolate branco
1 xícara de leite vegetal
1 colher (de sopa) de pó de matchá dissolvido em 2 colheres (de sopa) de água quente

Primeiramente, derreta o chocolate branco em ½ xícara de leite (no micro-ondas ou em banho maria). Mexa até ficar homogêneo. Em seguida acrescente o restante do leite. Então, adicione o matchá dissolvido e mexa bem. Está pronto!

Essa receita rende uma caneca.

Para quem adora receitas bem docinhas, o chocolate branco com matchá é perfeito para aquecer o inverno.

Receita: Bolo de caneca de matchá vegano

Você pode preparar essa receita no microondas, é muito prática!

Ingredientes:
3 colheres (de sopa) de farinha de trigo
1 colher (de sopa) de pó de matchá
1/4 colher (de chá) de fermento em pó
1 colher (de sopa) de açúcar
3 colheres (de sopa) de leite vegetal
1/2 colher (de sopa) de óleo de côco

Misture todos os ingredientes sólidos na caneca, e da mesma forma incorpore o leite e o óleo. Misture bem e leve ao microondas por 1 minuto e meio aproximadamente. Deixe o bolo esfriar um pouquinho e está pronto para comer!

Bolo de caneca para quem gosta de praticidade, mas também quer se alimentar bem.

Se você está em busca de receitas para se aquecer neste inverno, confira essas receitas de chocolate quente.

Compartilhe

Amanda
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Arquiteta e urbanista, sócia da Arquiteca Projetos Afetivos, experimentando a produção de peças cerâmicas artesanais. Já morou na Hungria e no Rio de Janeiro. É colecionadora de lápis que usa pouco e cadernetas que nunca termina. A astrologia lhe inquieta e uma xícara de café sempre conforta.

Fabíola
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Arquiteta e urbanista, sócia da Arquiteca Projetos Afetivos, atua em projetos de arquitetura e organização de eventos. Desde sempre apaixonada por arquitetura e viagens e, cada vez mais, por gastronomia. Se aventura em pratos novos em busca de sensações inéditas, cozinhando com todo o amor que existe em si. Acredita no poder de transformação das pequenas coisas, seja um gole, uma conversa ou uma flor na mesa.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *