24 setembro 2020 Receber

Elementos da natureza podem deixar sua mesa posta ainda mais especial!

Texto: Uma mesa posta com elementos da natureza a tornam ainda mais especial. Foto: Henrique Peron.

Uma mesa posta com elementos da natureza a tornam ainda mais especial. Foto: Henrique Peron.

Elementos da natureza são tendência, seja na moda ou decoração. Utilizá-los em suas formas naturais ou mesmo como inspiração irá render criações incríveis!

Texto: A coleção Unni Bothanica e os talheres Cosmo da Oxford trazem encanto à composição. Foto: Henrique Peron.

A coleção Unni Bothanica e os talheres Cosmo da Oxford trazem encanto à composição. Foto: Henrique Peron.

Quer saber mais? Acompanhe aqui!

 

Trazer bons fluidos através de elementos da natureza, além de genialidade, são algumas das propostas elaboradas pela Trisha Guimarães, autora do perfil @acasacomoelae, nas composições de mesas apresentadas no estande da Oxford durante a última feira Home & Gift ABUP, realizada em São Paulo no mês de fevereiro.

 

A forma criativa com que estes elementos da natureza e a cultura da região Norte do Brasil foram dispostos proporcionaram muita afetividade. Seja para um bom café da manhã, almoço ou jantar, essas mesas são as apostas certeiras para impressionar!

 

Confira em detalhes!

Texto: Uma mesa posta repleta de elementos da natureza que simbolizam a cultura do Pará. Foto: Henrique Peron.

Uma mesa posta repleta de elementos da natureza que simbolizam a cultura do Pará. Foto: Henrique Peron.

A principal inspiração dessa mesa foi a cidade de Belém, no Pará, que possui uma cultura rica em gastronomia e artesanato. A palha foi um dos elementos que roubou a cena: além dos sousplats, os centros de mesas – feitos com peneiras e completados com recortes de flores obtidos da chita – trouxeram muita criatividade à mesa. A chita é um tecido originário da Índia e chegou no Brasil primeiro em Belém. Até hoje faz parte da cultura regional, sendo destaque nas saias das mulheres que dançam o carimbó, uma manifestação típica paraense. Outra dica da Trisha Guimarães é utilizar os recortes deste tecido também como descanso de panela.

Texto: Os pratos da coleção Mia Quartzo e os talheres Madame da Oxford complementam a originalidade dessa mesa posta. Foto: Henrique Peron.

Os pratos da coleção Mia Quartzo e os talheres Madame da Oxford complementam a originalidade dessa mesa posta. Foto: Henrique Peron.

A mesa foi envelopada com papel kraft, considerado muito versátil na produção artística. Pensando em também retratar o ar amazônico, muito presente na região Norte do país, foram dispostos sobre a mesa alguns cachos com vidrinhos contendo as essências das ervas mais conhecidas no Pará. Esses cachos são um símbolo de Belém e podem ser encontrados no maior mercado de feira livre da América Latina, o Mercado do Ver-o-Peso. Inclusive, há uma crença popular muito forte de que esses remédios curam o corpo e a alma!

Texto: Os cachos de vidrinhos contendo ervas medicinais são promessa de cura do corpo e da alma na tradição paraense. Foto: Henrique Peron.

Os cachos de vidrinhos contendo ervas medicinais são promessa de cura do corpo e da alma na tradição paraense. Foto: Henrique Peron.

Ainda no centro da mesa, um vaso com trama de palha e folhagens diversas, além de semente de urucum – cuja tinta é utilizada pelos índios da Amazônia nas pinturas corporais -, completam a genialidade dessa decoração. O lírio, que compõe o arranjo, é uma flor muito presente na cultura do Pará, em razão do Círio de Nazaré, considerada a maior festa católica do mundo e que reúne em um único dia, em tempos normais, 2 milhões de pessoas na cidade de Belém. É considerada muito importante entre o povo paraense, pois simboliza a padroeira da capital, Nossa Senhora de Nazaré.

Texto: Os elementos da natureza presentes nessa composição, como o lírio, resgatam características da cultura do Pará. Foto: Henrique Peron.

Os elementos da natureza presentes nessa composição, como o lírio, resgatam características da cultura do Pará. Foto: Henrique Peron.

Outra característica de Belém que compôs a decoração da mesa foi o punho de rede trançado por um artesão e utilizado como porta-guardanapo.

Texto: O punho de rede complementa a criatividade ao compor a mesa elaborada pela Trisha Guimarães. Foto: Henrique Peron.

O punho de rede complementa a criatividade ao compor a mesa elaborada pela Trisha Guimarães. Foto: Henrique Peron.

Que tal um café da manhã com ares botânicos? Essa é a proposta da mesa detalhada a seguir. As louças da coleção Unni Bothanica – que trazem também elementos da natureza como inspiração – formam uma linda composição com as muitas sementes medicinais, típicas do Pará, como: cabacinha, jatobá, castanha-do-pará e urucum. O encanto da mesa fica por conta das frases positivas, escritas na forma de lettering em alguns utensílios e nos próprios elementos da natureza, trazendo a sensação de aconchego e reforçando o sentimento de as pessoas serem bem recebidas para a refeição. As tábuas de madeira e mármore da Oxford foram usadas como sousplats e os guardanapos foram amarrados de forma diferenciada nas alças, trazendo muito charme à composição.

Texto: Elementos da natureza, típicas do Pará, trazem harmonia à mesa e tornam a composição lúdica. Foto: Henrique Peron.

Elementos da natureza, típicos do Pará, trazem harmonia à mesa e tornam a composição lúdica. Foto: Henrique Peron.

 

Texto: A palavra "carinho" escrita dentro da xícara reflete esse sentimento ao receber os convidados. Foto: Henrique Peron.

A palavra “carinho” escrita dentro da xícara é um detalhe que encanta. Foto: Henrique Peron.

 

Texto: A semente de jatobá com a escrita do nome marca o lugar. Já as tábuas de madeira e mármore são dispostas em forma de caminho sobre a mesa. Foto: Henrique Peron.

A semente de jatobá com a escrita do nome marca o lugar. Já as tábuas de madeira e mármore são dispostas em forma de caminho sobre a mesa. Foto: Henrique Peron.

 

As propostas dessas mesas lúdicas são inspiração para aqueles que gostam de inovar e surpreender. Aposte nos elementos da natureza à mesa e sinta ela bem próxima de você!

 

Quer conferir mais detalhes? Então acesse a live realizada durante a feira Home & Gift ABUP, em São Paulo, com a Trisha Guimarães comentando sobre a produção dessas lindas mesas!

 

E se você ficou encantado com essa ideia e quer ficar ainda mais perto da natureza, confira as dicas de plantas para ter dentro de casa, clicando aqui.

Heloisa
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

HeloisaSecretária por vocação, amante da escrita e dos escritores. Aprecia uma boa conversa, se empolga com fotografias e considera a música uma grande amiga, fonte de inspiração. Acredita que rir, realmente, é o melhor remédio. Romântica² crê que o amor tudo pode, tudo vence. Perfeccionismo e determinação são parceiros, companheiros de longa data.

    Gostou? Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *