Tiramisu clássico

09 dezembro 2025 Comer e Beber

Depois de fazer essa receita de Tiramisu Clássico é bem provável que você queira repetir muitas e muitas vezes. Na verdade, confesso que essa é uma das minhas sobremesas para o Natal favoritas e a versão caseira me conquistou na primeira colherada.

Vou te contar algumas dicas para não errar e garantir sabores bem próximos do que você vai encontrar na Itália. Tenho certeza que qualquer data vai ficar ainda mais especial com essa sobremesa.

Servir sua sobremesa em copos e taças traz mais charme para sua mesa. E as louças da linha Flamingo Lafayette trazem ainda mais beleza para a apresentação final.

A sobremesa para as festas, conheça o Tiramisu

Delicioso e doce na medida certa, se você sempre teve curiosidade em saber o que é o Tiramisu aqui a gente revela: é uma sobremesa tipicamente italiana que combina um creme a base de mascarpone e ovos com biscoito embebido em café e licor.

Na versão clássica, o creme de mascarpone, se mistura a gemas, açúcar e claras em neve. Além disso, o biscoito tipo inglês, também pode ser substituído por pão de ló.

Além disso, já é possível encontrar versões que fogem bastante do tradicional, como por exemplo a de limoncelo, famoso licor italiano feito com limões, onde o creme também é feito com a base da fruta.

Queijo mascarpone

Sem dúvida é um dos ingredientes mais difíceis de encontrar no Brasil. Nem sempre está disponível em todos os mercados e por isso, vou te dar algumas sugestões de substituições. Lembrando que, para fazer a versão mais clássica, indico não fazer nenhuma substituição:

  • Nata: Mesmo sendo um pouco mais gorduroso, pode ser uma boa opção de substituição.
  • Cream cheese: é provável que os italianos se entristeçam com essa troca, mas funciona bem também.
  • Mascarpone caseiro: há inúmeras receitas na internet sobre como fazer a versão caseira de mascarpone. Mas é importante se organizar pra fazer com antecedência.

Receita sem ovo cru

Eu sei que muitas pessoas podem ter um pouco de resistência na hora de preparar receitas que levam ovo cru. Se você é uma delas, pode ficar tranquila porque eu vou te ensinar 2 técnicas para você garantir total segurança na hora de preparar a base de gemas, como também o seu merengue de claras.

Para ambos os casos, vamos “cozinhar” em baixíssima temperatura, usando o banho maria:

  • Comece juntando as gemas, metade da quantidade de açúcar e a baunilha, e leve para o banho maria, misturando com um fouet até que forme um creme liso e um pouco mais esbranquiçado. É importante misturar sempre;
  • Para o merengue, misture as claras e o restante do açúcar. Misture de vez em quando, estará no ponto certo, quando ao pegar a mistura com os dedos, você não sinta mais grãos de açúcar.

Lembrando que, no banho maria, a água deve estar quente, porém não fervendo. Além disso, o bowl com as misturas, não devem encostar na água. A ideia é usar o vapor para aquecer o alimento.

Como fazer o Tiramisu Clássico

Ingredientes

  • 300 g de mascarpone;
  • 150 g de biscoito inglês ou champanhe
  • 3 ovos;
  • 1/2 xícara de açúcar;
  • 1 colher de chá de baunilha;
  • 3/4 xícara de café bem forte;
  • 1/4 de licor de café – ou conhaque;
  • chocolate ou cacau em pó para finalizar.

Modo de preparo

  1. Comece preparando o café e deixe esfriar;
  2. Em seguida, misture as gemas, com metade da quantidade de açúcar e a baunilha e com a ajuda de um fouet, leve para banho maria, mexendo sempre, até que forme um creme liso. Reserve;
  3. Logo após, prepare a base do merengue, levando para banho maria, as claras e o restante do açúcar, mexendo de vez em quando, até que não dê mais para sentir os grãos do açúcar;
  4. Então, bata as claras em ponto de neve;
  5. Finalize o creme batendo a base de gemas com o mascarpone até formar um creme fofo e finalize adicionando as claras em neve;
  6. Para montar, comece com uma camada de biscoitos, pincele com a mistura de café com licor e alterne com camadas de creme. Finalize com o creme e salpique com chocolate ralado ou cacau em pó;
  7. Deixe gelar por pelo menos 10h para estar bem firme.

Observações:
¹ Você pode adicionar entre as camadas, chocolate/cacau para um toque de sabor;
² Caso prefira, dá pra fazer essa receita 0 álcool também;
³ Use uma batedeira para bater o merengue e a base do creme, certamente o resultado será ainda melhor.

Mais receitas clássicas de sobremesas para Natal

Compartilhe

Cami
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Não é uma chef, mas sim uma apaixonada por culinária e compartilha tudo no blog Naminhapanela. O blog surgiu em 2010 e tem a missão de fazer receitas possíveis, com ingredientes simples (e amor) para quem não tem tanto tempo para se dedicar a cozinha!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cami
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Não é uma chef, mas sim uma apaixonada por culinária e compartilha tudo no blog Naminhapanela. O blog surgiu em 2010 e tem a missão de fazer receitas possíveis, com ingredientes simples (e amor) para quem não tem tanto tempo para se dedicar a cozinha!