24 março 2021 Comer e Beber

Aprenda como fazer a receita tradicional de mousse

Se você ama mousse de chocolate, com toda certeza vai adorar essa receita. Aqui, vamos te ensinar a versão mais clássica, assim como os melhores truques para não errar.

Sua sobremesa fica ainda mais incrível servida no prato Pink Sand.

Uma sobremesa clássica

Tendo como origem a culinária francesa, a receita que você vai conferir aqui é feita da forma mais clássica possível. Dessa maneira, tanto o sabor como a textura seguem a receita tradicional.

Feita tendo como base os ovos que ao mesmo tempo, têm a função de firmar (gemas) e deixar uma textura aerada (claras em neve), eu te garanto que não haverá nenhum sabor que remeta a esse ingrediente.

É provável que você se sinta um chef francês depois de fazer essa delícia.

Como fazer a mousse de chocolate perfeita

Antes de mais nada preciso te falar que essa é, sim, uma receita muito fácil de fazer, ainda que cheia de técnicas. Dessa maneira é extremamente importante que você siga o passo a passo exatamente como dito aqui.

As colheres do faqueiro Catarina dão um toque de classe a sua sobremesa.

Da mesma forma, é importante se atentar aos ingredientes que devem ser de extrema qualidade, já que isso vai interferir e muito no resultado.

Além disso, confira mais dicas para fazer a mousse perfeita:

  • Use um chocolate amargo, dessa forma, você terá uma sobremesa com sabor intenso de chocolate sem ser excessivamente doce;
  • O uso de bebida alcóolica é opcional, sendo assim, caso prefira não adicionar, não irá interferir na textura. Porém, o conhaque dá um toque de sabor delicioso;
  • Espere gelar bem. Isso porque sua mousse precisa de tempo para chegar na textura certa. Além disso, fica ainda mais gostosa bem gelada. O ideal é deixar gelar de um dia para o outro;

Receita mousse de chocolate

Ingredientes

  • 200 g de chocolate amargo;
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
  • 3 ovos – separar gemas e claras;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 1/2 colher de sopa de conhaque.

Modo de preparo

  1. Comece derretendo o chocolate e a manteiga no microondas ou em banho maria. Depois de derretido, adicione o conhaque e misture bem para formar um creme;
  2. Em seguida, enquanto a mistura de chocolate esfria, bata as gemas e metade do açúcar até formar um creme fofo e claro;
  3. Logo após, aos poucos, vá adicionando o creme de chocolate ao creme de gemas (é importante que seja aos poucos para não talhar as gemas);
  4. Por fim, bata as claras com o restante do açúcar em ponto de neve e misture delicadamente ao creme de chocolate;
  5. Transfira então para as travessas aonde irá servir e deixe gelar por no mínimo 4h ou, preferencialmente, de um dia para o outro.

A textura aerada é de dar água na boca.
  • Porções individuais ou única. Aqui ficará a seu critério. Você pode servir em porções menores ou então em uma baixela (como essa) maior para ser servido em colheradas.

Amêndoas carameladas: um toque crocante ao seu mousse

Eu amo a textura do mousse, mas eu te garanto que incluir um toque crocante vai deixar a sua sobremesa ainda mais incrível.

Estas amêndoas carameladas são incrivelmente fáceis de fazer e ficam extremamente crocantes. Além disso, por ter um sabor delicado, ela complementa a intensidade do chocolate sem roubar o protagonismo do mesmo.

Confira abaixo como fazer:

Ingredientes

  • 1/2 xícara de amêndoas sem casca laminadas;
  • 1/4 xícara de açúcar;
  • 1/4 xícara de água;

Modo de preparo

Em uma panela, misture todos os ingredientes. Em fogo baixo, mexendo de vez em quando, deixe a calda começar a açucarar. Então, mexendo sempre, aguarde o açúcar que estará granulado começar a derreter de novo e as amêndoas começarem a dourar.

Retire do fogo e espere esfriar bem para ficar crocante.

As amêndoas carameladas dão um toque crocante que faz toda a diferença.

Mais receitas com chocolate

Cami
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Não é uma chef, mas sim uma apaixonada por culinária e compartilha tudo no blog Naminhapanela. O blog surgiu em 2010 e tem a missão de fazer receitas possíveis, com ingredientes simples (e amor) para quem não tem tanto tempo para se dedicar a cozinha!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *