27 outubro 2020 Comer e Beber

Essa é uma receita que inspira saúde! Com ingredientes leves, o escondidinho de abóbora é uma ótima pedida vegana.

Imagem: A abóbora é um legume muito versátil para o preparo de várias receitas. Foto: Shutterstock/Golubovystock.
A abóbora é um legume muito versátil para o preparo de várias receitas. Foto: Shutterstock/Golubovystock.

Cada vez mais, é crescente o número de adeptos ao veganismo e vegetarianismo. O consumo de alimentos de forma consciente tem despertado novos hábitos. Seja por opção ou estilo de vida, a prática vegana traz inúmeros benefícios à saúde e à mente.

Trazer propostas diferentes, abrangendo uma diversidade de público, integra os propósitos da Oxford. Por essa razão, a influencer Carla Candace, que adotou uma alimentação 100% vegetal com base em produtos acessíveis e simples, aceitou nosso convite para compartilhar uma receita de dar água na boca: escondidinho de abóbora!

Texto: Receita de escondidinho de abóbora da Carla Candace. Na foto, o prato raso da coleção Mendi Sálvia, da Oxford. Foto: Carla Candace.
Receita de escondidinho de abóbora da Carla Candace. Na foto, o prato raso da coleção Mendi Sálvia, da Oxford. Foto: Carla Candace.

Não passe vontade e anote esta receita vegana!

Ingredientes dessa receita vegana:

Massa: 

  • 2 xícaras de purê de abóbora;
  • 6 colheres de sopa de farinha de grão-de-bico;
  • 1 colher de chá de sal;
  • temperos a gosto (ervas finas e temperos baianos);
  • 2 colheres de sopa de azeite de dendê.

Recheio:

  • 2 cebolas grandes;
  • 4 colheres de sopa de shoyo;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 xícara de purê de aipim (conhecida em alguns lugares como mandioca ou macaxeira);
  • 20 ml de azeite de oliva;
  • 1 colher de sopa de levedura nutricional;
  • água suficiente pra bater no liquidificador.

Modo de preparo:

No liquidificador, coloque o purê de aipim, o azeite de oliva, o sal e a levedura nutricional. Adicione água – aproximadamente 100 ml – e bata no liquidificador. Vá adicionando água, conforme for precisando, para ajudar o liquidificador a bater. Bata por cerca de 5 minutos ou até obter um creme bem liso e grosso. Reserve.

Num recipiente, adicione o purê de abóbora, junto com o sal, o azeite de dendê e os temperos e misture bastante. Quando os ingredientes se misturarem à massa, vá adicionando a farinha de grão-de-bico aos poucos e misturando até que a farinha incorpore completamente na massa. Reserve.

Lave, descasque e corte as cebolas em rodelas. Leve-as para uma panela e adicione os demais ingredientes: shoyo, açúcar e sal. Leve a panela para o fogo médio e vá mexendo sem parar, por aproximadamente 20 minutos, ou até que a cebola esteja bem douradinha. 

Montagem:

Para montar o escondidinho, unte uma travessa Oxford com azeite ou óleo. Coloque metade do purê de abóbora e espalhe por toda a travessa. Em seguida, adicione a cebola caramelizada, cubra com o queijo cremoso de aipim e, por cima, adicione a segunda parte da massa. Espalhe cobrindo todo o recheio com a ajuda de uma espátula. Depois é só levar para o forno preaquecido a 200 °C, por 20 minutos, e está pronto o escondidinho!

Aqui fica uma dica da Carla: pra dar aquele charme, adicione algumas sementes de abóbora na decoração do prato!

Texto: Finalize o escondidinho de abóbora com as sementes para dar charme ao prato. Destaque para a travessa Bake, da Oxford. Foto: Carla Candace.
Finalize o escondidinho de abóbora com as sementes para dar charme ao prato. Destaque para a travessa Bake, da Oxford. Foto: Carla Candace.

A abóbora, além de versátil no preparo de várias receitas, é um legume extremamente saudável. Suas propriedades nutricionais, inclusive, fortalecem o sistema imunológico e auxiliam no aumento da saciedade.

Imagem: Considerado um legume com baixas calorias, a abóbora integra muitas receitas, principalmente veganas e vegetarianas. Foto: Shutterstock/Dmitry P.
Considerado um legume com baixas calorias, a abóbora integra muitas receitas, principalmente veganas e vegetarianas. Foto: Shutterstock/Dmitry P.

Gostou? Separamos outras receitas como esta para te inspirar! Clique aqui e confira!

A @carla.candace participou de live no perfil da @oxford_online no Instagram, com a @gabimahamud. O tema foi a alimentação consciente. Acesse o IGTV do perfil da Oxford ou clique aqui e confira em detalhes! Inclusive esta receita, que foi feita ao vivo enquanto as influencers trocavam ideias sobre o assunto!

Fez a receita e aprovou? Não deixe de nos marcar nas redes sociais para acompanharmos este momento com você!

Heloisa
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

HeloisaSecretária por vocação, amante da escrita e dos escritores. Aprecia uma boa conversa, se empolga com fotografias e considera a música uma grande amiga, fonte de inspiração. Acredita que rir, realmente, é o melhor remédio. Romântica² crê que o amor tudo pode, tudo vence. Perfeccionismo e determinação são parceiros, companheiros de longa data.

    Gostou? Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *