06 janeiro 2021 Viajar

Que tal um passeio virtual por zoológicos e aquários para curtir a natureza e ver cenas de animais fofos como pandas, girafas e bebês hipopótamos? Prefere espécies imponentes como grandes felinos, elefantes e tubarões? Também temos!

Nesses tempos de distanciamento social por causa do coronavírus, uma uma boa opção para se distrair tem sido assistir a lives (transmissões ao vivo, na internet, através de sites e redes sociais). Mas se você já curtiu as lives dos seus humanos favoritos, que tal experimentar uma com animais?

Alguns zoológicos, aquários e parques ainda estão de portas fechadas para o público, neste momento, por causa do Covid-19. Outros, abriram as portas e seguem rígidos protocolos de segurança. Mas você não precisa se preocupar com nada disso ao fazer um tour virtual. É só clicar e conferir, ao vivo, o que acontece nos ambientes dos bichos.

Passeio virtual por aquários

Aquário de Monterey Bay

Em meio à floresta de algas gigantes, passeiam tubarões-leopardo e cardumes de sardinhas. Imagem: Divulgação

O tour virtual do aquário de Monterey Bay é o nosso favorito. São 10 opções de câmeras com ótima qualidade de imagem, mostrando as maravilhas do oceano ao vivo: peixes, medusas, tubarões. Algumas câmeras têm uma trilha sonora calma, ótima para relaxar. Impossível não se encantar com o balé das águas-vivas na Jelly Cam, ou com os corais e peixes coloridos na Coral Reef Cam. Veja todas as live cams disponíveis aqui.

Atualmente, o Monterey Bay oferece cursos online gratuitos, em inglês e espanhol, para crianças de 2 a 12 anos, e para os apaixonados pelo mundo aquático em geral.

Aquário da Georgia

Visitantes do aquário da Georgia fotografam tubarão-baleia e outras espécies de peixes. Imagem: Live Cam

Localizado em Atlanta, no estado norte-americano da Georgia, este aquário tem 9 câmeras em que se pode espiar belugas, lontras, águas-vivas, leões-marinhos e pinguins, entre outros bichos. Na web cam Barreira de Coral Indo-Pacífico, o mundo marinho exibe cores impressionantes. Já na câmera Ocean Voyager, que focaliza o maior tanque do local, estão grandes atrações (literalmente) como tubarão-baleia, raia manta e centenas de outras criaturas aquáticas.

Passeio virtual por zoológicos

Tem quem critique a existência dos zoológicos porque eles mantêm animais confinados. Mas os bons zoológicos vão muito além da manutenção de animais para entretenimento. Funcionam como instituições de pesquisa, com um importante papel na preservação das espécies ameaçadas de extinção. Eles realizam estudos para reprodução em cativeiro. E ainda têm uma função educativa junto à sociedade. Na nossa seleção, só entraram zoológicos que seguem essas diretrizes, conectando pessoas à vida selvagem para inspirar amor pela natureza.

Para ter uma boa experiência no passeio virtual por zoológicos, é preciso levar em conta alguns fatores:

  • Modere suas expectativas. O dia a dia dos animais, em geral, envolve: acordar, comer, tirar uma soneca, dar uma volta, comer, dormir.
  • Não dá para saber se o animal vai estar visível no momento em que você acessar a câmera. É preciso ter uma pouco de paciência. E sorte.
  • Felinos costumam estar mais ativos à noite.

San Diego Zoo e San Diego Zoo Safari Park

Hora do banho no San Diego Safari Park. Foto: Live Cam

O zoológico e o parque de San Diego possuem 13 câmeras ao vivo para mostrar hipopótamos, babuínos, macacos, elefantes, girafas, rinocerontes e tigres, entre outros bichos. Além disso, o site conta com uma seleção de vídeos que garantem momentos de fofura com filhotes e boa dose de diversão graças aos casais de pinguins.

Animals at Home

Imagem: O passeio virtual por zoológicos é cheio de surpresas, como se deparar com avestruzes e girafas convivendo em harmonia no mesmo território. Imagem: Live Cam

O passeio virtual por zoológicos é cheio de surpresas, como se deparar com avestruzes e girafas convivendo em harmonia no mesmo território. Imagem: Live Cam

O site Animals at Home reúne  live cams de vários parques da Austrália, como o Zoológico de Melbourne, o Santuário Healesville, e o Werribee Open Range Zoo. Boa oportunidade para ver cangurus, coalas, avestruzes e suricatos, embora não faltem animais como girafas, pandas e lontras. A diferença, aqui, é que as lives são pré-gravadas, o que possibilita adiantar o vídeo e pular as partes menos interessantes.

Biti
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

BitiJornalista especializada em lifestyle, moda e beleza, trabalhou como editora nas revistas Marie Claire e QUEM. Colaborou com veículos como Folha de São Paulo, Claudia, Elle, iCasei e FFW. Curiosa e detalhista, adora design, gastronomia, fotografia, moda, viagens e tecnologia.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *