28 julho 2020 Inspirar-se

O esmalte reagente é uma técnica de decoração aplicada em alguns dos produtos da Oxford, na coleção Ryo.

Texto: A coleção Ryo Safira aposta em peças irregulares e imperfeitas, além da aplicação da técnica do esmalte reagente. Foto: Karla Rudnick.

A coleção Ryo Safira aposta em peças irregulares e imperfeitas, além da aplicação da técnica do esmalte reagente. Foto: Karla Rudnick.

Muito tem se falado sobre o estilo artesanal. Amplamente usado em artigos decorativos, esse conceito exalta toda a beleza e dedicação do processo manual, valorizando assim a forma como um todo e não exigindo qualquer preocupação com padrões. É uma tendência que também tomou conta da mesa posta!

Texto: Coleção Ryo Pink Sand, da Oxford: a beleza dos traços imperfeitos. Foto: Karla Rudnick.

Coleção Ryo Pink Sand, da Oxford: a beleza dos traços imperfeitos. Foto: Karla Rudnick.

Apostar em peças diferentes é uma tendência que a Oxford também traz para seu portfólio. O modelo Ryo (pronuncia-se “riô”), por exemplo, é inspirado no conceito wabi-sabi, uma visão de mundo japonesa praticada desde o século XV e que tem como base os ideais de uma estética que exalta o irregular, o impermanente e o incompleto. Assim também são as peças do modelo Ryo, pois valorizam o trabalho manual e as composições imperfeitas. Além de apostar em um produto com design único, a Ryo apresenta também algumas coleções que levam a técnica do esmalte reagente.

Vamos conhecer um pouco mais dessa técnica?

Como o próprio nome sugere, é um esmalte aplicado que reage de forma diferente em contato com a louça. Isso faz com que as peças fiquem diferentes entre si, garantindo um toque de exclusividade e de estilo artesanal. A coleção Ryo Bambu leva o nome desta planta que está muito presente na história e cultura do Japão. A estética vintage das peças é alcançada através dessa técnica manual de decoração com esmalte reagente e um filete manual, também reagente, que conferem características únicas à coleção.

Texto: A coleção Ryo Bambu conta com a aplicação da técnica do esmalte reagente. Foto: Karla Rudnick.

A coleção Ryo Bambu conta com a aplicação da técnica do esmalte reagente. Foto: Karla Rudnick.

 

Texto: Os filetes que contornam as peças também são feitos de forma manual. Foto: Karla Rudnick.

Os filetes que contornam as peças também são feitos de forma manual. Foto: Karla Rudnick.

 

As decorações da coleção Ryo Safira e Ryo Santorini, em diferentes tons de azuis, recebem também a aplicação de um esmalte e filete reagentes em cada peça, garantindo exclusividade.

Texto: O modelo Ryo aposta em peças únicas. Na foto, todo o encanto da coleção Ryo Safira. Foto: Karla Rudnick.

O modelo Ryo aposta em peças únicas. Na foto, todo o encanto da coleção Ryo Safira. Foto: Karla Rudnick.

 

Texto: As canecas da coleção Ryo Safira são diferentes umas das outras. Foto: Karla Rudnick.

As canecas da coleção Ryo Safira são diferentes umas das outras. Foto: Karla Rudnick.

 

Texto: O tom de azul mais claro da coleção Ryo Santorini é complementado com o esmalte reagente. São peças únicas que valorizam a beleza do imperfeito. Foto: Karla Rudnick.

O tom de azul mais claro da coleção Ryo Santorini é complementado com o esmalte reagente. São peças únicas que valorizam a beleza do imperfeito. Foto: Karla Rudnick.

 

Texto: Canecas e tigela da coleção Ryo Santorini: complementos que também recebem a aplicação do esmalte reagente. Foto: Karla Rudnick.

Canecas e tigela da coleção Ryo Santorini: complementos que também recebem a aplicação do esmalte reagente. Foto: Karla Rudnick.

 

Estes produtos são muito especiais! Por isso que, ao acessar o site de compras da Oxford, você encontrará um selo na imagem que caracteriza a aplicação do esmalte reagente, tornando-o um produto diferenciado. Além disso, as embalagens dessas coleções levam um folheto explicativo.

Texto: O selo em vermelho caracteriza o diferencial das peças no site de compras da Oxford.

O selo em vermelho caracteriza o diferencial das peças no site de compras da Oxford.

 

O modelo Ryo, por si só, já é único. Além da aplicação do esmalte reagente nas coleções Bambu, Santorini e Safira, há também a técnica da granilha, um processo realizado manualmente com pigmentos de tinta, que confere também traços únicos e especiais nas peças. Essa técnica está presente nas coleções Ryo Pink Sand, Ryo Blue Bay e Ryo Art.

Texto: A técnica da granilha, que são pigmentos de tinta aplicados de forma manual, trazem ainda mais exclusividade às peças. Na foto, o prato de sobremesa e caneca da coleção Ryo Pink Sand. Foto: Karla Rudnick.

A técnica da granilha, que são pigmentos de tinta aplicados de forma manual, trazem ainda mais exclusividade às peças. Na foto, o prato de sobremesa e caneca da coleção Ryo Pink Sand. Foto: Karla Rudnick.

 

Texto: A coleção Ryo Blue Bay também traz a técnica da aplicação da granilha em suas peças. Foto: Karla Rudnick.

A coleção Ryo Blue Bay também traz a técnica da aplicação da granilha em suas peças. Foto: Karla Rudnick.

 

Texto: Ousadia é a definição da coleção Ryo Art. Foto: Karla Rudnick.

Ousadia é a definição da coleção Ryo Art. Foto: Karla Rudnick.

Definitivamente as coleções do modelo Ryo são um encanto e muito especiais! Quer saber mais sobre a inspiração dessa louça? Separamos este post para sua leitura!

Texto: Coleção Ryo Blue Bay: a beleza do imperfeito na sua mesa posta! Foto: Karla Rudnick.

Coleção Ryo Blue Bay: a beleza do imperfeito na sua mesa posta! Foto: Karla Rudnick.

Conheça também mais sobre nossos talheres, presentes nessas composições de mesas com a Ryo, acessando aqui.

    Gostou? Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *