Aprenda como fazer o descarte correto de embalagens da Oxford

23 janeiro 2024 Inspirar-se

Caixa feita 100% em papelão reciclável

As caixas de aparelhos de jantar da Oxford são feitas integralmente de papelão e podem ser descartadas no lixo reciclável azul, próprio para o descarte de papel e papelão. A tinta e o verniz utilizados na arte da caixa são feitos a base de soja, o que contribui para que a embalagem possa ser totalmente reciclada.

Assim como o papel, o papelão também é reciclável, desde que não esteja contaminado com restos de alimento ou produtos químicos.

Atenção:

É importante destacar que fitas e revestimentos plásticos devem ser removidas da caixa de papelão antes do descarte, já que a mistura de materiais pode afetar a reciclagem. Além disso, certifique-se de que o material encontra-se limpo e em boas condições para garantir a reciclagem completa.

Cores e tipos de lixo reciclável

  • Vermelho: plástico
  • Verde: vidro
  • Amarelo: metal
  • Azul: papel e papelão

 Imagem de rawpixel.com no Freepik.

Iniciativas da Oxford pela sustentabilidade

Você já se perguntou como a indústria pode contribuir pela preservação do meio ambiente e diminuir o impacto de seus processos produtivos? A Oxford, já!

É por isso que adotamos alternativas mais sustentáveis em todo o processo produtivo dos nossos produtos. Desde a extração da matéria-prima até a embalagem que leva o produto até você, cada etapa foi pensada para gerar menos impacto no meio ambiente.

  • Extração responsável de matéria-prima
  • A extração responsável de matéria-prima é uma prioridade no ciclo produtivo, refletindo o nosso compromisso com a sustentabilidade, um dos pilares que guiam a Oxford. Dessa forma, optamos por utilizar apenas matérias-primas puras, isentas de contaminantes, provenientes de jazidas próprias.

    Essas jazidas passam por rigorosas ações de controle ambiental e de manejo adequado e ao fim da exploração, garantimos a completa recuperação e revitalização das áreas impactadas.

    Imagem: iniciativas sustentáveis da Oxford, área de jazida de matéria-prima revitalizada.
    Área de jazida recuperada após exploração em Campo Alegre, SC.

  • Reaproveitamento de resíduos industriais e uso sustentável da água
  • Os resíduos industriais gerados durante a fabricação dos produtos são totalmente reaproveitados, retornando ao processo produtivo. Da mesma forma, a água utilizada na produção passa por unidades próprias de tratamento, sendo devidamente tratada antes de retornar à produção.

    Imagem: iniciativas sustentáveis da Oxford, estação de tratamento de água.
    Estação de tratamento de água da Oxford.

  • Fornos de gás natural
  • Ao longo de todo o ciclo produtivo, priorizamos alternativas que economizam energia e preservam recursos naturais. Um excelente exemplo disso são os fornos de gás natural com chama oxidante utilizado na queima da porcelana. Este método produz apenas calor sem a presença de fumaça, dessa forma, evitamos a emissão de gases poluentes na atmosfera.

    Imagem: iniciativas sustentáveis da Oxford, forno de gás natural.
    Forno a gás natural na fábrica da Oxford.

  • Uso de energia renovável
  • A implementação da energia solar já é realidade em nosso dia a dia. Os painéis solares fornecem a energia utilizada na loja física da Oxford em São Bento do Sul e na usina de mineração em Campo Alegre.

    O uso da energia solar garante uma fonte sustentável e limpa de eletricidade e fortalece nosso compromisso com a preservação do meio ambiente e a transição para um futuro com práticas mais sustentáveis.

    Imagem: iniciativas sustentáveis da Oxford, painel solar visto de cima.
    Painel solar instalado na loja física da Oxford em São Bento do Sul, SC.

    Essas são algumas da ações que implementamos no dia a dia da Oxford em busca de uma relação mais sustentável com o meio ambiente. Este é só o começo de uma jornada que seguiremos trilhando.

    Compartilhe

    Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *