and 03 julho 2020 Viajar

A azulejaria já tomou conta da arquitetura e da moda e agora também invadiu as mesas.

O azulejo é uma das peças mais antigas da decoração e da arquitetura. Todos os estudos apontam que esse item surgiu no Oriente, há muito tempo, pois foram encontrados registros do seu uso ainda no Egito Antigo. Mas foi na Europa que o azulejo se tornou popular, como elemento decorativo em palácios, jardins, praças, edifícios religiosos e outras construções públicas. A Oxford também foi buscar inspiração na azulejaria e criou louças com padronagens inspiradoras, que ficam lindas tanto na mesa quanto na parede. Confira as nossas criações e adote essa tendência você também!

Texto: Artes da azulejaria presentes também na mesa. Na foto, a coleção Coup Lusitana, da Oxford. Foto: Carpintaria Estúdio.

Artes da azulejaria presentes também na mesa. Na foto, a coleção Coup Lusitana, da Oxford. Foto: Carpintaria Estúdio.

Azulejos de São Luís, Maranhão

No Nordeste brasileiro encontramos muita inspiração e muita azulejaria. Em São Luís, capital do estado do Maranhão, está o maior acervo de azulejaria do Brasil desde os séculos 18, 19 e começo do século 20. Esse tesouro nacional é uma herança deixada pelos colonizadores europeus, especialmente os portugueses. E esse acervo incrível foi homenageado em duas decorações da Oxford: Luiza e São Luís.

Texto: Floreal Luiza, da Oxford. Foto: Carpintaria Estúdio.

Floreal Luiza, da Oxford. Foto: Carpintaria Estúdio.

 

Texto: Floreal São Luís, da Oxford. Foto: Carpintaria Estúdio.

Floreal São Luís, da Oxford. Foto: Carpintaria Estúdio.

Azulejaria europeia

Se a azulejaria é tendência hoje, é porque os europeus a disseminaram, principalmente os portugueses. Como não se encantar por essa padronagem em azul e branco do Coup Lusitana que fica linda na mesa?

Coup Lusitana, da Oxford. Foto: Raphael Günther.

Coup Lusitana, da Oxford. Foto: Raphael Günther.

 

E também na parede?

Os pratos de parede estão com tudo! Aposte nessa tendência também! Foto: Raphael Günther.

Os pratos de parede estão com tudo! Aposte nessa tendência também! Foto: Raphael Günther.

 

Outra novidade da Oxford é a coleção Coup Lisboa. Portugal carrega uma grande tradição em azulejaria e Lisboa é uma das cidades com o maior número de painéis. O nome é então uma homenagem à capital portuguesa e todas as suas belezas.

Texto: O prato raso da coleção Coup Lisboa tem decoração inspirada na azulejaria portuguesa. Foto: Carpintaria Estúdio.

O prato raso da coleção Coup Lisboa tem decoração inspirada na azulejaria portuguesa. Foto: Carpintaria Estúdio.

 

Texto: A azulejaria portuguesa é encantadora e está também na coleção Coup Lisboa, da Oxford. Foto: Carpintaria Estúdio.

A azulejaria portuguesa é encantadora e está também na coleção Coup Lisboa, da Oxford. Foto: Carpintaria Estúdio.

 

Azulejo quadrado, prato quadrado. Nada mais perfeito do que uma padronagem de azulejaria num prato quadrado. Para o Quartier Sevilha, nossa inspiração veio da quarta maior cidade da Espanha. Localizada na Comunidade Autônoma de Andaluzia, Sevilha é um verdadeiro berço da cultura espanhola e atrai muitos visitantes todos os anos. Um dos seus principais pontos turísticos é a Praça de Espanha. Construída para a Exposição Ibero-Americana, em 1929, ela reproduz com elegância o estilo arquitetônico predominante na época e ainda nos brinda com paredes cobertas por uma belíssima azulejaria em tons de amarelo e azul.

Azulejaria na Praça de Espanha, Sevilha (Foto: Shutterstock)

Praça de Espanha, Sevilha (Foto: Shutterstock)

 

Texto: Quartier Sevilha, da Oxford. Foto: Carpintaria Estúdio.

Quartier Sevilha, da Oxford. Foto: Carpintaria Estúdio.

 

E além de ficarem lindos na mesa, esses pratos também podem ser ótimos elementos decorativos para a parede, pois as estampas se completam, como acontece com os próprios azulejos!

Texto: As estampas se completam, como verdadeiros azulejos! Foto: Carpintaria Estúdio.

As estampas se completam, como verdadeiros azulejos! Foto: Carpintaria Estúdio.

 

Você encontra todos esses modelos em nossa Loja Virtual!

Karina
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

KarinaFormada em Publicidade pela FURB, adora cinema, literatura, viagens e doces (muitos doces!). Acredita que pessoas inspiradas podem realizar grandes transformações e que a humildade é uma chave capaz de abrir qualquer porta. Na Oxford é analista de comunicação e aqui no portal escreve sobre as coisas interessantes que vê em suas leituras diárias e no seu cotidiano.

    Gostou? Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *