Na Oxford, sustentabilidade não é apenas um compromisso com o futuro, mas uma escolha diária que orienta decisões, processos e investimentos. Assim, tradição e inovação caminham juntas para construir um futuro mais sustentável, eficiente e alinhado às necessidades do meio ambiente e das próximas gerações.
Com mais de 70 anos de história, a Oxford aprimora continuamente suas etapas produtivas com foco na preservação de recursos naturais, na eficiência industrial e na adoção de práticas sustentáveis que reduzem impactos ambientais. Saiba mais sobre nossos processos e práticas sustentáveis as seguir.

Um compromisso que começa na origem
A sustentabilidade está sempre em foco na Oxford e começa na base do processo produtivo: na matéria-prima. Utilizamos matérias-primas puras, livre de contaminantes, provenientes de jazidas próprias. Esse controle garante não apenas a qualidade dos produtos, mas também uma gestão ambiental responsável desde a extração.
As áreas de mineração passam por rigorosos planos de manejo ambiental e ao final do ciclo de exploração, são completamente recuperadas e revitalizadas. O objetivo é devolver à natureza áreas equilibradas, respeitando o ecossistema local e promovendo a regeneração do solo e da vegetação.

Reaproveitamento de resíduos e uso consciente da água
Em nosso dia a dia, o uso eficiente de recursos é prioridade. Por isso, todos os resíduos industriais gerados durante a fabricação dos produtos da Oxford são reaproveitados e reinseridos no próprio processo produtivo, reduzindo desperdícios e a necessidade de novas extrações.
A água utilizada na produção também recebe atenção especial: contamos com unidades próprias de tratamento, que permitem o reaproveitamento da água de forma segura e responsável. Esse sistema garante um uso sustentável desse recurso essencial, reduzindo significativamente o consumo e o impacto ambiental da operação industrial.
Energia limpa para um futuro sustentável
A busca por fontes de energia renovável faz parte da estratégia ambiental da Oxford. A energia solar já é realidade em operações de São Bento do Sul e Campo Alegre em Santa Catarina através de painéis solares.
A adoção da energia solar contribui para a redução das emissões de carbono, fortalece a transição para uma matriz energética mais limpa e reafirma o nosso compromisso com práticas industriais alinhadas aos desafios ambientais atuais.

Fornos de gás natural: eficiência e menor emissão de poluentes
Outro avanço importante no processo produtivo da Oxford é o uso de fornos de gás natural com chama oxidante na queima da louça. Esse sistema gera apenas calor, sem emissão de fumaça, o que reduz significativamente a liberação de gases poluentes na atmosfera. Ao priorizar tecnologias mais limpas e eficientes, aliamos o desempenho industrial, qualidade do produto final e responsabilidade ambiental: três pilares que guiam nossas decisões.
O cuidado com o meio ambiente se estende até a etapa final do processo
Além dos processos produtivos, também utilizamos embalagens recicláveis para nossos produtos. Dessa forma, com foco em sustentabilidade, desenvolvemos embalagens proteger os produtos de forma eficiente, ao mesmo tempo em que reduzem o impacto ambiental, utilizando materiais que podem ser reciclados, contribuindo para uma cadeia de consumo mais consciente do início ao fim.

Sustentabilidade em foco: um caminho em constante evolução

Mais do que adotar práticas sustentáveis, a Oxford entende a sustentabilidade como uma jornada em transformação e parte essencial do dia a dia. Assim, garantimos que cada peça produzida carregue uma história que começa na origem responsável dos recursos, passa por processos conscientes e chega até o consumidor com propósito e qualidade.
Escolher práticas sustentáveis é contribuir para um futuro melhor.
Deixe um comentário