Receita de molho pesto

25 outubro 2023 Comer e Beber

Se você procura um molho simples para macarrão, certamente, o molho pesto deve entrar na sua lista de receitas. A combinação de oleaginosas com a folha, usualmente, de manjericão é uma explosão de sabores que vai te surpreender.

No dia do macarrão, 25 de outubro, aprenda essa receita que impressiona pela facilidade do preparo e a delícia do sabor. Perfeita para quem não dispensa uma boa massa!

O mise en place criativo com xícaras da coleção Ryo da Oxford.

De onde vem o molho pesto?

A Itália é o país de origem do molho pesto, mais precisamente na cidade de Gênova. Mas não é surpresa para ninguém que o país conhecido por suas massas, guarde também o segredo para molhos deliciosos.

Segundo o portal Feitoria Cozinha, a palavra pesto foi originada do verbo em italiano “pestare” que significa moer ou triturar, que é justamente a ação feita com os ingredientes para que se tornem uma mistura homogênea.

Na receita original usava-se um pilão para amassar os ingredientes. A receita clássica de molho pesto leva azeite virgem, manjericão, pinoli, queijo pecorino, parmesão, sal e alho. No entanto, existem versões desconstruídas que levam outras folhas verdes como a rúcula e agrião ou até o pesto roxo.

Carregando produtos da loja...

Ingredientes para o molho pesto

  • 2 xícaras de folhas de manjericão fresco
  • Meia xícara de nozes ou da oleaginosa que preferir
  • 2 dentes de alho
  • 100 g de queijo parmesão ou pecorino
  • Azeite de oliva

O molho pesto pode ser armazenado no refrigerador e consumidor por até 30 dias.

Com toda a certeza, o passo a passo mais fácil que você vai ver hoje! Comece colocando todos os ingredientes em um processador de alimentos. Em geral, usamos uma xícara de azeite de oliva, mas você poderá adicionar mais ou menos conforme a consistência desejada. Não esqueça de ajustar o sal.

Assim que o molho estiver bem triturado basta misturá-lo com a massa de sua preferência ainda na panela, dessa forma, o molho irá incorporar melhor. Aqui usamos o tortiglione, mas os tipos pene e espaguete também são ótimas opções.

Carregando produtos da loja...

Outras massas para se deliciar:

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *