23 abril 2018 Fazer do meu jeito

O contato com a natureza é uma busca constante da sociedade na tentativa de tranquilizar e estabelecer o equilíbrio em meio à correria do dia a dia. Para quem mora em apartamento, essa proximidade se torna ainda mais necessária, seja por meio do cultivo de plantas ou do contato com animais. A designer de produto Isabela Schreiber te ensina a fazer um comedouro para pássaros e uma horta caseira. Ambos super práticos e com benefícios diretos a sua saúde. Sim, é possível ter uma horta dentro do seu apartamento e a prática é cada vez mais adotada nas casas brasileiras, como explica Carol Costa, paisagista e apresentadora do programa Mais Cor, Por Favor, do canal GNT. “A jardinagem está em alta. Com a crise, cresce o interesse em você mesmo fazer as coisas e ter cultivos em casa. Este é um movimento que se repete na França e na Inglaterra”, conta. De acordo com a paisagista, ter uma horta exige que o morador da casa compreenda que ela precisa ser utilitária. Outra preocupação é o preparo de alimentos livres de agrotóxicos, garantindo uma alimentação muito mais saudável.

Imagem: Você já acordou ao som de pássaros cantando? Já preparou um prato com ingredientes colhidos direto da sua horta? Convidamos você a trazer a natureza para a sua casa. Separe os materiais e siga as instruções. Corpo, mente e alma agradecem. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Você já acordou ao som de pássaros cantando? Já preparou um prato com ingredientes colhidos direto da sua horta? Convidamos você a trazer a natureza para a sua casa. Separe os materiais e siga as instruções. Corpo, mente e alma agradecem. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

O contato com os pássaros também pode fortalecer o vínculo com a natureza. Estudos científicos comprovam que, além dos benefícios emocionais, o contato com bichos produz efeitos fisiológicos  o corpo, como diminuição da pressão arterial e da frequência cardíaca, aumento da imunidade e da autoestima e estímulo ao convívio social. “A troca de afeto por si só já nos dá uma base sólida para encararmos de uma forma mais leve a nossa rotina do dia a dia”, afirma a psicóloga Manuella Balliana Maciel, do Instituto Cão Amigo. Então mãos à obra!

Para fazer o comedouro para pássaros você vai precisar de:

  • 1 tubo rosqueado de 10 mm
  • 4 porcas de 10 mm
  • 2 pratos
  • 1 xícara
  • 2 miçangas
  • 1 broca de videa 10 mm
  • 1,5m de corda de sisal

Passo a passo para fazer o comedouro para pássaros:

Imagem: Passo 1: Pinte o tubo rosqueado e as porcas com com tinta spray da cor da sua preferência. Nós utilizamos a cor cobre. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 1: Pinte o tubo rosqueado e as porcas com com tinta spray da cor da sua preferência. Nós utilizamos a cor cobre. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 2: Enquanto a tinta seca, fure as louças com a broca de videa 10mm. Utilize água para perfurar as louças, pois isso facilita muito e não deixa que o impacto quebre a peça. Se você usar uma furadeira de mão, peça a ajuda de outra pessoa, pois é necessário um pouco mais de força. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 2: Enquanto a tinta seca, fure as louças com a broca de videa 10mm. Utilize água para perfurar as louças, pois isso facilita muito e não deixa que o impacto quebre a peça. Se você usar uma furadeira de mão, peça a ajuda de outra pessoa, pois é necessário um pouco mais de força. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 3: Depois de perfurar as peças, encaixe-as no tubo rosqueado já seco. A montagem inicia com uma porca antes do primeiro prato. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 3: Depois de perfurar as peças, encaixe-as no tubo rosqueado já seco. A montagem inicia com uma porca antes do primeiro prato. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 4: Na sequência, encaixe a xícara e arremate com uma porca. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 4: Na sequência, encaixe a xícara e arremate com uma porca. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 5: Antes do próximo prato, encaixe uma porca, e finalize com mais uma em cima do prato para fixar tudo muito bem. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 5: Antes do próximo prato, encaixe uma porca, e finalize com mais uma em cima do prato para fixar tudo muito bem. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 6: Para pendurar o comedouro, utilize a corda de sisal passando por entre o tubo (use um arame para puxar o fio). Para que as pontas fiquem fixas, use uma miçanga nas duas pontas do tubo. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 6: Para pendurar o comedouro, utilize a corda de sisal passando por entre o tubo (use um arame para puxar o fio). Para que as pontas fiquem fixas, use uma miçanga nas duas pontas do tubo. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 7: Por fim coloque as comidinhas nos recipientes e pronto. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 7: Por fim coloque as comidinhas nos recipientes e pronto. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Canecas também podem se transformar em pequenas hortas. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Canecas também podem se transformar em pequenas hortas. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Você sabia que pode cultivar uma pequena horta em charmosas canecas? Para os iniciantes, Carol ensina alguns truques na hora de preparar o cultivo das hortaliças: escolha as espécies de acordo com o gosto da família. Se vocês gostam bastante de chá, plante ervas como camomila, hortelã, cidreira e capim-limão. A horta precisa receber sol direto. Para esta criação da designer Isabela
Schreiber, você vai precisar de:

  • 1 pedaço de madeira de aproximadamente 15 cm (A) X 25 cm (L)
  • 2 talheres
  • Tinta spray
  • Parafusos
  • 2 xícaras
  • 2 argolas

Utilize a madeira velha como base e parafuse os talheres pintados com tinta spray. Eles servirão como suporte para as canecas. Prenda as argolas na alça das xícaras e prepare o plantio das  espécies que você preferir. Com a argola na xícara, pendure nos talheres. Fácil, né!

 

Por: Elida Hack Ruivo

Produção: Isabela Schreiber