Eu tenho certeza que ao servir esses crostinis, qualquer reunião familiar ou com amigos vai ficar ainda mais gostosa. Com ideias simples de preparar, mas cheias de sabor, você vai ter entradinhas incríveis.

Crostinis: aperitivos italianos clássicos
Se tem uma característica dos italianos que você deveria adotar é a calma na hora de servir uma refeição. Ou seja, você precisa começar qualquer encontro com aperitivos variados. E os crostinis cumprem essa função.
Podendo ser servido em combinações simples ou mais complexas, serve não só como entrada, mas também como finger food em reuniões informais.
Combinação de sabores
Os crostinis geralmente combinam uma fatia de pão torrado ou grelhado com acompanhamentos dos mais diversos, podendo ser pastas, antepastos, vegetais, geleias, queijos e até mesmo carnes.

Sem dúvida, uma das grandes vantagens desse preparo é sua versatilidade. É possível combinar doces com salgados, trazer texturas diferentes e apostar em versões com sabores mais complexos, até um simples pão com ervas.
Para te ajudar, algumas dicas para combinar sabores:
- Cremes/pastas para a base. Como você vai poder ver, foi a minha escolha. Eu gosto bastante de trazer um toque de cremosidade contrastando com o pão mais crocante;
- Texturas diferentes. Na verdade, essa é uma dica infalível para qualquer prato, mas que aqui funciona super bem. Em uma única mordida, você pode combinar texturas diferentes;
- Combine sabores complementares e contrastantes. Um queijo mais forte pode ser combinado com uma geleia ou uma fruta criando contraste. Ou, até mesmo, combinar tomates com manjericão para uma combinação infalível.
Aqui, escolhemos 3 combinações bem diferentes uma das outras: creme de salsa com presunto cru e rúcula, creme de gorgonzola com pera caramelizada, nozes e toque de tomilho e creme de provolone com tomates assados e pesto.
Qual pão escolher
O ideal é escolher uma baguete mais fina, para cortes que possam ser comidos em 1 a 2 mordidas. Além disso, é importante escolher um pão com o interior mais firme, para que não amoleça com facilidade e dificulte na hora de consumir. Mas, evite pães com a casca muito firmes. Além disso, é importante torrar ou grelhar o pão, dessa forma, você cria uma casquinha onde adicionará o recheio, dando mais base.
Porém, se você quiser variar na base pode usar também: polenta, batatas (e outros vegetais mais firmes) e torradas.

Receitas 3 bases para crostini
Abaixo você vai conferir como fazer os cremes de salsa, gorgonzola e provolone usando a mesma base. Para conferir como fazer o pesto, clique aqui.
Ingredientes
- 200 g de cream cheese ou creme de ricota – para cada sabor
- 150 g de queijo gorgonzola ou
- 200 g de queijo provolone ou
- 1 xícara de salsa fresca picada
- azeite
- sal e pimenta do reino moída na hora
Modo de preparo
- No liquidificador, adicione o cream cheese ou creme de ricota com o queijo ou erva escolhida.
- Bata, adicionando um fio de azeite, até que fique bem cremoso;
- Se ficar muito firme, você pode adicionar um pouco mais das bases ou até mesmo creme de leite;
- Ajuste o sal, se necessário, e adicione pimenta do reino moída na hora a gosto.
Montagem
Presunto cru e rúcula
Adicione uma camada generosa de creme de salsa, uma fatia de presunto cru de ótima qualidade e finalize com rúcula fresca – usamos a versão mini.
Gorgonzola com pera e nozes
Comece torrando as nozes. Em seguida, caramelize as peras (cortadas em fatias bem finas) em uma frigideira com um pouco de manteiga. Para montagem, adicione uma camada o creme de gorgonzola, uma fatia de pera e as nozes. Se desejar, finalize com um fio de mel.
Tomate assados com pesto
Em uma travessa adicione seus tomates, azeite, sal e pimenta a gosto. Para mais sabor, adicione também um pouco de azeite balsâmico. Leve para assar em temperatura bem alta para eles ficarem levemente tostados. Deixe esfriar um pouco. Para montagem, adicione uma camada de creme de provolone, o tomate assado e finalize com pesto.
Deixe um comentário