Que tal um almoço marroquino para sair da rotina, se sentir cosmopolita e fazer uma verdadeira viagem por sabores e aromas marcantes? Deu água na boca? Então vem ver a mesa posta que preparamos para te transportar ao Marrocos, sem escalas!
A gastronomia é, sem dúvida, o caminho mais curto (e saboroso!) para visitar países distantes num simples remexer de panelas. Através da experiência de compartilhamento da comida, não só estreitamos laços com as pessoas, como experimentamos novas culturas.
E a cultura marroquina, riquíssima, carrega influências da África subsaariana, do Mediterrâneo, da Penínsuloa ibérica e da França, sem esquecer o mundo árabe.
O almoço com alma étnica, inspirado no Marrocos, é servido na mesa de centro, à moda oriental. Repare que os pratos dos dois jogos, Ryo Maresia e Unni Castello, ambos da Oxford, são usados de forma alternada. Mais detalhes nas próximas imagens. Foto: Cacá Bratke
Assim, para nosso almoço marroquino, escolhemos uma mesa baixa, cercada de almofadas, fiel ao estilo nômade dos povos do deserto. Para as porcelanas, selecionamos dois jogos distintos que casam muito bem: o Ryo Maresia, de coloração branca com pontinhos de pigmento, que lembra a areia ; e o Unni Castello, que tem uma estampa étnica em cores quentes.
Aqui, temos o prato fundo da linha Unni Castello, com estampa em tons terrosos, sobre o prato raso Ryo Maresia, de porcelana branca com formas orgânicas. Foto: Cacá BratkeO próximo lugar à mesa é montado com o prato fundo Ryo Maresia sobre o prato raso Unni Castello. Os talheres dourados, com cabo em forma de bambu, são da linha Kyoto. Tudo da Oxford. Foto: Cacá BratkeMimo extra para os convidados: o pires estampado é colocado do lado esquerdo, com uma fatia de laranja desidratada e uma etiqueta personalizada. Foto: Cacá BratkeO charme mora nos pequenos detalhes, como o guardanapo de tecido com amarração na ponta que imita uma rosa. Foto: Cacá BratkeTaças com estilos diferentes quebram a formalidade da mesa. A taça de cristal lapidado é da linha Cidade da Garoa, e a lisa é da linha Classic 245, ambas feitas à mão, da Oxford Handmade Crystal. Foto: Cacá BratkeVelas torcidas, distribuídas ao longo de todo o centro de mesa, criam um clima acolhedor. Já o caminho de mesa listrado reforça a decoração étnica sem exageros. Foto: Cacá BratkeOs arranjos de flores secas foram colocados em vasos diversos e numa jarra antiga. A cartela de cores alaranjadas têm tudo a ver com as paisagens do Marrocos. Os arranjos mais altos ficam numa das pontas da mesa, para não atrapalhar a visão dos convidados. Foto: Cacá BratkeTrês pratos de tamanhos diferentes, intercalados com ramequins no meio, acomodam as frutas que serão servidas ao final do almoço marroquino. Foto: Cacá BratkeA tradição pede, no almoço marroquino, que se sirva chá de hortelã, tanto no início, quanto no final da refeição. Optamos por uma versão diferente, tanto da bebida, quanto da apresentação. O chá de laranja e anis-estrelado fica na sopeira Soleil, da Oxford, até ser servido nas taças de vinho. Foto: Cacá Bratke
Maravilhosa as sugestões! As dois conjuntos são lindos !!!
Apaixonada por mesa posta. Me interesso por todos esses artigos. Gostaria de receber sempre informações novas.