As feiras para compras de alimentos acontecem em praticamente todos os lugares do mundo. Nas feiras, assim como em mercados públicos, é possível encontrar os produtos mais tradicionais e frescos de uma cidade ou região.
Claro que na feira em Blumenau, cidade turística de Santa Catarina, onde acontece a Oktoberfest, não poderia ser diferente! Nas feiras do vale do Itajaí, os derivados de leite, conservas, pães, doces e defumados dominam os quiosques.
Fazendo a feira
Os embutidos e defumados de carne de porco são muito tradicionais na região. O destaque é a linguiça que ganhou o nome da cidade: linguiça Blumenau. Ela é feita de paleta e pernil suíno, temperada apenas com pimenta branca, alho e sal. Ela é levemente defumada, macia e tem sabor marcante incrível.
Além da linguiça Blumenau, na feira são comercializados muitos outros produtos feitos a partir da carne de porco: costelinha defumada, bacon, torresmo e morcilhas frescas.
As conservas de todos os tipos também são comuns nas feiras locais. Esse é um hábito trazido pelos imigrantes alemães, que costumavam colher os legumes durante as estações mais quentes e fazer essas conservas a fim de conservar os alimentos para os invernos rigorosos – em que não se colhia nada.
Uma vantagem de consumir em feiras, é que os alimentos vêm com caules e folhas, você pode utilizá-los em diversos preparos.
As folhas de cenoura, por exemplo, podem ser utilizadas para fazer um pesto maravilhoso.
Minhas compras na feira foram: pão caseiro, roseta, queijo colonial, banana, tangerina, laranja bahia, cenoura e flores. Uma sacola de feira bem recheada e deliciosa!
Chegando da feira
Quando chegamos da feira, sempre bate aquela preguiça de lavar e organizar tudo. Mas uma dica bem simples e que funciona é: faça logo que chegar! Assim tudo se mantém bem fresco e nada é melhor que aquela sensação de estar com a fruteira cheia bem linda, né?
Laranjas e tangerinas devem sempre ser guardadas fora da geladeira, em lugar arejado e claro. Isso faz com que elas se mantenham mais firmes e amadureçam mais devagar.
As bananas duram muito mais tempo quando penduradas em um suporte de madeira pois elas não quebram na parte superior, evitando o contato da parte interna da fruta com o ar, que acelera o amadurecimento e ficam sempre arejadas.
Os pães também devem ser mantidos fora da geladeira para não ressecar. Esse pão da foto é de batata doce com fubá. Na região é muito comum consumir pão de tubérculos como batata, cará, batata doce e inhame.
O queijo colonial é mais azedinho e salgado que o tradicional, uma delícia! Por não estar curado, ele deve ser guardado na geladeira. Aqui utilizamos a queijeira com tampa de vidro da Oxford que, além de proteger o queijo, é linda para ir à mesa.
Por fim, a roseta! É um doce frito mas bem sequinho, super crocante! A massa é bem fininha, coberta por açúcar e canela. É o meu acompanhamento preferido para o café da tarde.
Então, gostou de conhecer um pouco mais sobre os produtos típicos de Blumenau e região? Não deixe de conferir nosso conteúdo sobre café da tarde em Pomerode!
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.
Deixe um comentário