Como fazer polvo

Se você ama frutos do mar, sem dúvida já se perguntou como fazer polvo? Mais do que a dúvida de como fazer, é provável que tenha se perguntado como deixar ele macio.

Nesse artigo vou te dar todas as dicas não só de como deixar seu polvo super macio, como também delicioso. Além disso, vou te dar uma dica de como servir com um preparo super simples.

Polvo com batatas ao murro
Para servir o nosso polvo, escolhemos os pratos Flora Amor Perfeito. A linha é inspirada na beleza das flores e traz peças de espessura finíssima com vincos de alto relevo. O azul é intenso e por causa do acabamento reagente pode ter variações que tornam cada peça única e especial.

Como escolher o polvo

Pra começar, é provável que você encontre 2 opções de polvo: na versão pequena e a versão maior. Nós preferimos a versão grande para conseguirmos pedaços grandes e suculentos. Mas você pode escolher o que achar melhor para você.

O importante é buscar uma opção extremamente fresca. A coloração não pode ser escura, a pele deve estar úmida e brilhante e o cheiro delicado.

Existem algumas opções congeladas, mas, geralmente, o resultado final não é o mesmo.

Limpe seu polvo

Sem dúvida, a única vantagem das versões congeladas é que as mesmas geralmente já vem limpas.

Quando você compra a versão fresca é essencial que você não esqueça a parte da limpeza. Você pode (e eu aconselho) pedir na peixaria que sejam retiradas as vísceras e cartilagens que não serão consumidas. Dessa maneira, você garante que uma pessoa experiente faça isso e você não retire partes que pode consumir.

Mas, é importantíssimo a etapa da limpeza final em casa. Para isso, adicione um punhado de sal grosso, massageie bem, principalmente os tentáculos retirando sujeiras, como areia por exemplo.

Após esse passo, lave em água corrente retirando não só o excesso de sal, mas garantindo que toda a sujeira também seja retirada.

Como fazer polvo

Com seu polvo limpíssimo chegou a hora de cozinharmos para deixar ele gostoso e super macio. Já adianto, você pode achar um pouco trabalhoso, mas te garanto que o resultado é divino e valerá a pena cada segundo.

Ingredientes

  • 1 cebola grande
  • 1 cenoura
  • 3 folhas de louro
  • 1 ramo de tomilho
  • 1 colher de sal grosso
  • 4 dentes de alho
  • 1 kg de polvo limpo
  • 1 xícara de vinho branco

Você vai precisar também de água (em temperatura ambiente e gelada) além de gelo.

Modo de preparo

  1. Com o polvo limpo, comece adicionando, em uma panela grande metade (a 2/3) do volume dela de água. Em seguida, adicione a cebola, o alho, a cenoura (todos com casca mesmo), o tomilho, o louro, o sal e o vinho e deixe ferver;
  2. Então, com cuidado, mergulhe os tentáculos na água fervente 3 a 5 vezes para que eles comecem a enrolar;
  3. Em seguida, mergulhe o polvo em uma tigela com água gelada e bastante gelo para dar um choque térmico;
  4. Logo após, leve o polvo para a água temperada, mergulhando o polvo na água, e em fogo mais baixo, deixe cozinhar por 40 a 50 minutos (dependendo do tamanho);
  5. Após esse tempo, verifique se sua carne está macia e suculenta e está pronto para ser servido.

Como servir seu polvo

Após esse cozimento eu te garanto que seu polvo estará delicioso, cheio de sabor e super macio. E para valorizar essa carne tão nobre, minha dica é:

  • Servir ele assim que ficar pronto. Se quiser trazer um pouco mais de textura, você pode pincelar azeite e levar ao forno ou air fryer bem quente por alguns poucos minutos;
  • Acompanhar de batatas as murro ou batatas assadas, é uma ótima forma de fazer seu polvo brilhar;
  • Não esqueça de finalizar com um fio generoso de azeite.
  • Combine com um bom vinho, convide os amigos ou família e se delicie com esse preparo delicioso.
Polvo com batatas ao murro
Para complementar nossa mesa, escolhemos as taças de cristal Petra Classic que possui um formato imponente criando uma combinação perfeita com os pratos Flora.

Mais receitas peixes e frutos do mar

Compartilhe
02 fevereiro 2026 Comer e Beber

Cami
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Não é uma chef, mas sim uma apaixonada por culinária e compartilha tudo no blog Naminhapanela. O blog surgiu em 2010 e tem a missão de fazer receitas possíveis, com ingredientes simples (e amor) para quem não tem tanto tempo para se dedicar a cozinha!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *