18 novembro 2021 Comer e Beber

Com certeza, uma das etapas mais prazerosas do receber é a definição do menu. Há uma infinidade de combinações, estilos e pratos a serem escolhidos e o mais comum é que se escolha a tradicional sequência de entrada, prato principal e sobremesa. Uma opção completa e também muito prática que agrada todos os gostos.

Hoje, vamos apresentar uma ótima opção de sobremesa: Pera ao Vinho. Elegante e diferente, essa sobremesa surpreende por sua facilidade de preparo, e claro, sua belíssima apresentação. Que tal experimentar no seu próximo almoço ou jantar especial?

Imagem: Pera ao vinho servida em prato fundo.
Pera ao vinho: um clássico francês delicioso e muito refinado.

Uma receita surpreendente com vinho

Aprenda a seguir, o passo a passo para preparar essa sobremesa sofisticada e perfeita para ser feita durante o verão entre os meses de dezembro a março, quando as peras estão especialmente saborosas, e por sua vez, mais fáceis de serem encontradas já que é a “época” da fruta no Brasil. A receita é da chef Elisângela Wagner do Cozinhando com Elis.

Servimos a pera ao vinho em taças de sobremesa da coleção Soleil Encantada de Oxford com o apoio de um prato de sobremesa.

Ingredientes

Peras Maduras

1 Rama de Canela em Pau

2 Anis Estrelado

6 Colheres de Sopa de Açúcar (Refinado ou Demerara)

300 ml de Vinho Tinto Seco

Rodelas de Limão Siciliano ou Laranja

Modo de Preparo

Em uma panela, coloque as peras maduras – bem firmes e sem casca. Nesta etapa é importante selecionar quantas peras serão necessárias para servir seus convidados e assim, definir quantas frutas cozinhar.

Na sequência, leve a rama de canela em pau, dois anis estrelado, o açúcar e o vinho para a panela junto com as peras. Para finalizar e trazer um sabor especial à receita coloque também rodelas de laranja ou limão siciliano na mistura.

Com todos os ingredientes na panela, leve ao fogo alto durante 20 minutos. Após o cozimento, deixe descansando por 12 horas na geladeira para que a fruta absorva totalmente o sabor de cada ingrediente. Lembre-se de virar as peras de tempos em tempos, dessa forma, todos os lados da fruta entrarão contato direto com a calda.

Se preferir, também poderá fazer na panela de pressão, o que torna o processo ainda mais rápido. Se essa for a sua escolha, após pegar a pressão, cozinhe os ingredientes durante cinco minutos e deixe repousar também por12 horas.

Para servir, deixe à mão faca e colher de sobremesa para auxiliar no consumo da sobremesa, aqui usamos o Faqueiro Catarina da Oxford.

Ao fim, você poderá utilizar taças de sobremesa ou prato fundo para servir. A segunda opção funciona maravilhosamente bem se você optar por combinar a pera com uma bola de sorvete de creme ou com mais calda. Já a taça acomoda a pera super bem com um porção menor de calda.

Seja como for, para servir com elegância escolha belas peças que destacam ainda mais a sua receita. Nesse caso, o branco da porcelana Soleil Encantada contrasta com o roxo da pera, além dos detalhes que trazem um toque especial e delicado.

Agora, que tal aprender outra sobremesa clássica? Confira a receuta de mousse de chocolate aqui!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *