22 novembro 2021 Comer e Beber

A época mais gostosa do ano está chegando! E com toda a certeza esse especial de acompanhamentos de Natal vai te ajudar a deixar esses dias ainda mais deliciosos.

Nesse post você vai conferir 2 receitas de acompanhamentos incríveis e super fáceis. Vem dar uma olhada!

Receitas acompanhamentos de Natal - foto: naminhapanela
Para a ceia de Natal, escolhemos as louças da coleção Ryo White. E o melhor, a linha além de pratos, conta com lindas travessas que vão deixar sua mesa ainda mais bonita. Para completar, os talheres do faqueiro Paris, deixam a composição perfeita!

Melhores acompanhamentos de Natal

Certamente vai chegando o dia da ceia e começamos a pensar nas delicinhas que vamos servir para a família. Muitas vezes nos preocupamos tanto com os pratos principais que esquecemos que os acompanhamentos devem ser igualmente deliciosos.

E se tem 2 clássicos que não podem faltar em nenhuma ceia de Natal eles são o salpicão e a farofa. Dessa maneira, vamos te ensinar duas versões desses clássicos com a proposta de dar uma variada nos sabores.

Salpicão de frango com toque de mostarda dijon

Receitas salpicão de frango - foto: naminhapanela
A receita desse salpicão é deliciosa e certamente vai deixar gosto de quero mais!

De fato, salpicão é uma daquelas receitas que funcionam com as mais variadas misturas de ingredientes. É provável até que sua família tenha uma receita que é feita há anos.

Mas que tal variar os sabores e experimentar essa versão com toque de mostarda? Além disso, essa receita tem alguns truques que deixam o resultado ainda mais gostoso.

E o melhor, é uma ótima opção para servir não só na noite de Natal como também no almoço do dia seguinte, aproveitando o frango, peru ou chester servido no jantar do dia anterior.

Dicas para o salpicão perfeito

Antes de conferir a receita, dê uma olhada nas nossas dicas:

  1. Dê sabor ao frango. Na receita utilizamos peito de frango, mas a verdade é que você pode usar outras partes do frango, como coxa ou sobrecoxa. Além disso, como falei, você pode aproveitar as sobras de outras aves. A única regra é: tempere bem sua carne. Caso vá fazer do zero, como nós, teste deixar o frango de molho em uma marinada de laranja, pimenta do reino, sal e alho, fica delicioso.
  2. Faça um refogado como base do seu salpicão. É provável que a maioria das pessoas faça a versão de salpicão onde só se mistura os ingredientes, sem levá-los ao fogo. Mas de fato, incluir esse passo à sua receita vai trazer muito mais sabor. Dessa maneira, nesta versão você vai fazer um refogado delicioso que será a base de sabor da sua receita.
  3. Nem só de maionese se faz um salpicão. Ainda que seja o ingrediente mais comum para essa receita, você também pode variar usando iogurte, creme de leite e até mesmo creme de queijo. Além disso, sem dúvida fazer a maionese caseira deixa o resultado ainda mais gostoso. Confira aqui uma versão sem ovos.

Receita Salpicão de Frango

Ingredientes

  • ¼ xícara de aipo picado
  • 1 alho poro médio
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 kg de peito de frango desfiado e temperado
  • ¼ xícara de uva passa
  • 1 cenoura grande
  • 1 maçã verde
  • 1/2 xícara de cebolinha fresca
  • 1 colher de sopa de mostarda dijon
  • 1 xícara de maionese
  • batata palha
  • sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Comece picando o aipo e o alho poró em pedaços pequenos e leve para refogar junto com o azeite. Quando estiverem bem macios, retire do fogo, misture o frango e reserve;

Enquanto isso, misture a mostarda com a maionese até formar um creme uniforme. Logo após, adicione a mistura ao frango e finalize adicionando a uva passa (opcional), a cenoura ralada, a maçã cortada em fatias pequenas e a cebolinha picada.

Por fim, acerte o sal e a pimenta. Adicione a batata palha somente na hora de servir, dessa maneira você manterá a crocância do prato.

Farofa de bacon com damasco

Receitas farofa de bacon e damasco - foto: naminhapanela
Que tal misturar damasco e bacon em uma farofa deliciosa?

Não existe ceia sem uma farofa gostosa! Aliás, essa é a época do ano que a farofa sempre ganha um toque adocicado e as frutas passam a fazer parte da mistura.

Então, decidimos misturar o sabor levemente azedinho do damasco com a potência do bacon para fazer uma farofa perfeita.

Dicas para não errar a farofa

  1. Escolha um bacon de qualidade. Dessa maneira sua farofa vai ficar ainda mais gostosa. Por aqui gostamos muito da versão defumada e da mesma forma, escolhemos sempre opções com mais carne e menos gordura.
  2. Hidrate o damasco. É provável que a textura mais firme do damasco não incomode tanto quando você come puro. Porém, na farofa, deixar ele mais macia vai fazer diferença. Para isso, mergulhe sua fruta seca em água quente por alguns minutos.
  3. Varie nos sabores. Damasco não é sua fruta seca favorita? Você pode substituir por uva passa ou até mesmo ameixa, por exemplo.

Receita Farofa de bacon com damasco

Ingredientes

  • 1 xícara de bacon em cubos;
  • 1/2 cebola grande;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 2/3 xícara de damasco picado;
  • 1 xícara de farinha de mandioca;
  • sal e cebolinha fresca a gosto.

Modo de preparo

Comece picando o seu bacon em cubos não muito grandes. Leve para fritar em fogo baixo até que estejam bem dourados e crocantes.

Enquanto isso, corte seu damasco e deixe em água quente por alguns minutos para que fiquem bem macios.

Assim que o bacon estiver bem douradinho, adicione a cebola picada em cubos pequenos e deixe fritar até ficar transparente.

Em seguida, adicione a manteiga e quando a mesma derreter, adicione o damasco e a farinha de mandioca mexendo sempre até cozinhar bem a farinha. Acerte o sal.

Por fim, adicione cebolinha fresca – de preferência na hora de servir.

Receitas acompanhamentos de Natal - foto: naminhapanela
Com essas receitas de acompanhamento sua ceia de Natal vai ficar ainda mais gostosa!

Mais receitas para deixar o seu natal delicioso!

Cami
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Não é uma chef, mas sim uma apaixonada por culinária e compartilha tudo no blog Naminhapanela. O blog surgiu em 2010 e tem a missão de fazer receitas possíveis, com ingredientes simples (e amor) para quem não tem tanto tempo para se dedicar a cozinha!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *